TECNOLOGIAS DE EFICIÊNCIA PARA CIMENTAÇÃO DE POÇOS SERÃO AVALIADAS EM SEMINÁRIO DA OTC
A crise do setor de óleo e gás não vem poupando vítimas e a indústria hoje se une em torno de um mesmo objetivo: reduzir custos. Essa vem sendo a perspectiva adotada para a atuação em diversas áreas da cadeia e estará em pauta na OTC do Texas, que será realizada entre os dias 2 e 5 de maio e contará com um seminário técnico para avaliar métodos eficientes de cimentação de poços. Reunindo grandes nomes do setor para debater tecnologias que diminuam riscos e aprimorem estruturas a preços atrativos, a sessão será ministrada pelo conselheiro sênior de tecnologia da Schlumberger, François Auzerais (foto), abordando inovações de monitoramento de fluidos e estratégias para a cimentação em plataformas offshore.
O debate, que acontecerá no primeiro dia de evento, também terá participação de especialistas da Petrobrás, da Halliburton e da Saudi Aramco, além de representantes de instituições de pesquisa como o Robotics Institute. O encontro buscará abordar os principais desafios enfrentados por empresas nessa área, desde os riscos de perdas financeiras com acidentes até dificuldades com a análise de registros operacionais.
No seminário, técnicos da Baker Hughes colocarão em pauta a aplicação de espaçadores de cimento com polímeros biodegradáveis, em processos tecnológicos que permitem o isolamento zonal de poços. O tema também será avaliado por pesquisadores da Universidade do Texas, que irão apresentar métodos para o monitoramento em tempo real de atividades de cimentação por meio de sistemas inteligentes. O objetivo do encontro é estabelecer novos horizontes para um setor que hoje busca tornar mais eficientes suas operações, mas que não dispõem de grandes valores para investir em soluções.
Deixe seu comentário