TECON DA WILSON SONS NO RIO GRANDE BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES EM QUATRO MESES | Petronotícias





TECON DA WILSON SONS NO RIO GRANDE BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES EM QUATRO MESES

pauA Wilson Sons, um dos  maiores operadores de logística portuária e marítima do Brasil, obteve resultado expressivo na movimentação do primeiro quadrimestre do ano no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres da companhia localizado no Rio Grande do Sul.. Entre janeiro e abril, o terminal registrou crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando a marca de 198.857 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Ainda no primeiro quadrimestre, o terminal registrou novo recorde de produtividade, durante a operação do navio Mediterranean Express, em janeiro. Nesta escala, foram movimentados 1.567 contêineres, atingindo a média de 42 contêineres movimentados por hora (MPH) em cada guindaste de cais utilizado.

Considerado um dos mais importantes terminais do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul, o Tecon Rio Grande é a porta de entrada e saída do Rio Grande do Sul para o mundo, tornando-se, ao longo de seus 26 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Com mais de 3 mil clientes importadores e exportadores, o terminal recebe as principais linhas marítimas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os mercados globais a partir de 12 clientes armadores. Em termos de fluxos, conta com 74% de exportações e 26% de importação. Mais de 600 variedades de mercadorias, como peças, produtos químicos, resinas e plásticos provenientes de mais de 50 localidades mundiais, sendo que produtos como resinas, frango congelado, madeira, carne suína eTECOM móveis são destinados aos Estados Unidos, China, Peru e Arábia Saudita.

Com 900 metros de cais, o Tecon Rio Grande possui 735 mil m² de área total, com capacidade estática de 30 mil TEU, 20 mil m² de armazéns para carga geral e especiais, e 10 gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal, além de 2.800 tomadas para contêineres refrigerados. Sua estrutura possui nove guindastes de cais do tipo Ship-to-Shore (STS), capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura, e 22 guindastes de pátio do tipo Rubber-Tyred Gantry (RTG), pontes rolantes sobre rodas usadas na movimentação dos contêineres no pátio, além de dois Mobile Cranes (guindaste controlado por cabos), nove Reach Stackers (empilhadores de contêineres), e 56 tratores de pátio.

Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, uma série de fatores colabora para este resultado de produtividade do terminal ao longo de seus anos de operação. “Além de cumprirmos nossos compromissos contratuais, realizamos grandes investimentos no Tecon Rio Grande, incrementando a capacidade e a produtividade do terminal por meio de modernização tecnológica de equipamentos, processos e adequação da infraestrutura”, explica. “Mais automatizado terminal de contêineres do Brasil, o Tecon Rio Grande tem papel fundamental para a logística das empresas gaúchas, uma vez que oferece uma alternativa segura e confiável para armazenagem e movimentação dos mais diversos tipos de carga”, completa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of