TEMER DECRETA CRIAÇÃO DE ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DO AÇU
Expectativa de novos negócios e movimentação da economia no Norte Fluminense, após o presidente Michel Temer assinar o decreto para a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada em São João da Barra (RJ). A cerimônia de assinatura aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (27), no Complexo Portuário do Açu, com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão e membros do Planalto. “Estamos vendo, nesse momento, uma união de esforços dos governos federal e estadual pelo desenvolvimento. A região vai ganhar grande progresso com a ZPE. Esse empreendimento é de enorme potencialidade por conectar o capital nacional ao estrangeiro com muito sucesso”, afirmou Temer no evento.
As chamadas ZPE são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. Dentro delas existe uma série de benefícios fiscais, como a isenção de impostos federais – entre eles o Imposto de Importação. A ZPE ficará localizada a 10 km do Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu e terá infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas. Esta é a primeira zona de processamento de exportação do Norte Fluminense e deve entrar em operação dentro de dois anos.
A região também fica próxima ao Açu Gas Hub, que contará com 2 termelétricas com geração de 3 GW e terminal de regaseificação com capacidade para 42 milhões m³/dia. “Estamos fechando 2017 com chave de ouro. Mais uma vez, comemoramos aqui no Porto o Brasil que dá certo. O Complexo Portuário do Açu será o maior polo logístico e industrial do país. E um dos maiores polos industriais do mundo. Todas as características do Açu nos levam para um desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade”, comemorou o presidente da Prumo Logística (desenvolvedora do Porto do Açu), José Magela.
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, que também esteve no evento desta quarta, espera que a ZPE gere investimentos aproximados de R$ 40 milhões em infraestrutura local somente na sua primeira etapa de implantação. “O Porto impulsiona a produção brasileira, agrega valor à base exportadora, promove a difusão tecnológica do Brasil e, principalmente, gera empregos em uma cadeia produtiva gigantesca”, completou o ministro.
Vai gerar emprego apesar do Porto do Açu merecer uma investigação mais detalhada de sua concepção pois tudo que Sérgio Cabral meteu a mão tem algo errado.