faixa - nao remover

TEMER DECRETA CRIAÇÃO DE ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DO AÇU

IMG_7084Expectativa de novos negócios e movimentação da economia no Norte Fluminense, após o presidente Michel Temer assinar o decreto para a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada em São João da Barra (RJ). A cerimônia de assinatura aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (27), no Complexo Portuário do Açu, com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão e membros do Planalto. “Estamos vendo, nesse momento, uma união de esforços dos governos federal e estadual pelo desenvolvimento. A região vai ganhar grande progresso com a ZPE. Esse empreendimento é de enorme potencialidade por conectar o capital nacional ao estrangeiro com muito sucesso”, afirmou Temer no evento.

As chamadas ZPE são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. Dentro delas existe uma série de benefícios fiscais, como a isenção de impostos federais – entre eles o Imposto de Importação. A ZPE ficará localizada a 10 km do Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu e terá infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas. Esta é a primeira zona de processamento de exportação do Norte Fluminense e deve entrar em operação dentro de dois anos.

A região também fica próxima ao Açu Gas Hub, que contará com 2 termelétricas com geração de 3 GW e terminal de regaseificação com capacidade para 42 milhões m³/dia. “Estamos fechando 2017 com chave de ouro. Mais uma vez, comemoramos aqui no Porto o Brasil que dá certo. O Complexo Portuário do Açu será o maior polo logístico e industrial do país. E um dos maiores polos industriais do mundo. Todas as características do Açu nos levam para um desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade”, comemorou o presidente da Prumo Logística (desenvolvedora do Porto do Açu), José Magela.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, que também esteve no evento desta quarta, espera que a ZPE gere investimentos aproximados de R$ 40 milhões em infraestrutura local somente na sua primeira etapa de implantação. “O Porto impulsiona a produção brasileira, agrega valor à base exportadora, promove a difusão tecnológica do Brasil e, principalmente, gera empregos em uma cadeia produtiva gigantesca”, completou o ministro.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
deco bamba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
deco bamba
Visitante
deco bamba

Vai gerar emprego apesar do Porto do Açu merecer uma investigação mais detalhada de sua concepção pois tudo que Sérgio Cabral meteu a mão tem algo errado.