TENSÃO ENTRE ESTADOS UNIDOS E IRÃ JÁ MEXE NO MERCADO INTERNACIONAL DE PETRÓLEO | Petronotícias




faixa - nao remover

TENSÃO ENTRE ESTADOS UNIDOS E IRÃ JÁ MEXE NO MERCADO INTERNACIONAL DE PETRÓLEO

Donald TrumpAs relações entre Estados Unidos e Irã chegaram a um momento crítico nesta semana, após o país do Oriente Médio ter derrubado um avião não-tripulado dos americanos. A tensão entre as duas nações já reverbera no mercado internacional de petróleo. O barril americano (WTI) está caminhando para ter um ganho de 10% na semana (US$ 57,52), especialmente devido aos últimos acontecimentos. O barril Brent também acumula alta de 5% – chegando a cerca de US$ 65,18. É um esboço do que pode acontecer com a cotação do produto caso os dois países cheguem às vias de fato.

O drone derrubado pelo Irã era uma aeronave de vigilância. O abate teria acontecido perto do Estreito de Ormuz, passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio. O local também foi o cenário onde navios petroleiros foram atacados recentemente. De um lado, o governo de Teerã alega que a aeronave foi interceptada em seu território. Os EUA, por sua vez, afirmam que ela sobrevoava o espaço aéreo internacional sobre Ormuz.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (21) que chegou a abortar um ataque militar ao Irã, porque poderia ter matado ao menos 150 pessoas, o que seria uma resposta “desproporcional” ao ataque ao drone. Trump acrescentou que o plano é atingir três locais em resposta à queda do drone. O presidente ainda disse que novas sanções foram aplicadas ao Irã na última quinta-feira, sem detalhar que punições seriam essas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of