faixa - nao remover

TERCEIRO DIA DA ABM WEEK DISCUTE UTILIZAÇÃO DE METAL NA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS

Jorge NietoO terceiro dia da ABM Week 2015, realizada no Riocentro, foi marcado pelo destaque dado à indústria de petróleo e gás. O evento, que vai até sexta-feira (21), teve uma plenária com especialistas da Europa, América do Norte e Ásia, além de representantes brasileiros, para tratar dos grandes desafios dos produtores de materiais metálicos para aplicação na indústria de óleo e gás.

A plenária foi coordenada pelo gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Marcelo Carboni, e contou com a presença do chinês Cheng-jiaShang, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, especialista em soluções inovadoras para uso de materiais na indústria chinesa, dos engenheiros de equipamentos Ilson Palmieri Baptista e Carlos Rodrigo D´Ávila, ambos da Petrobrás, do diretor de Qualidade da ArcelorMittal México, Jorge Nieto Morales (foto), além de Cesar Afonso Weis Olea, engenheiro sênior do setor de Laminação Automática da Vallourec Tubos do Brasil, entre outros.

A plenária foi dividida em três momentos: o primeiro, para entender quais as demandas e desafios do setor; o segundo para apresentar o que o mundo está fazendo na indústria de óleo e gás; e o terceiro para mostrar o que já temos em operação e desenvolvimento no Brasil. “Diante de todas as tecnologias disponíveis e da demanda atual, pudemos hoje entrar em contato com o que há de mais moderno no mundo e situar o Brasil nesse cenário”, afirmou o coordenador do evento.

Os engenheiros da Petrobrás fizeram uma apresentação sobre o desenvolvimento de materiais para projetos do pré-sal. As variáveis e complexidade encontrada para explorar na região foram enumeradas por Ilson Palmieri Baptista, que explicou como a companhia vem lidando com essas questões. Segundo ele, os estudos realizados no pré-sal fizeram surgir uma nova metalurgia, capaz de lidar com as condições encontradas.

A tecnologia desenvolvida para ambientes naturalmente corrosivos foi destacada por Jorge Nieto Morales, diretor de Qualidade da ArcelorMittal México. O desenvolvimento de tubulações de aço com baixo manganês e muito baixo manganês só foi possível, de acordo com o executivo, por causa da colaboração da CBMM.

Esta é a primeira vez que a ABM realiza simultaneamente, no mesmo local, 12 eventos, reunindo 13 áreas vitais da cadeia produtiva: o 70º Congresso Anual da ABM, o 52º Seminário de Laminação, o 46º Seminário de Aciaria, o 45º Seminário de Redução, o 16º Simpósio de Minério de Ferro, o 3º Simpósio de Aglomeração, o 34º Seminário de Logística, o 36º Seminário de Balanços Energéticos, o 30º Encontro de Gases Industriais, o 19º Seminário de Automação & TI, o 15º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas e o  6º Seminário de Trefilação, além do 12º Seminário Brasileiro de Aço Inoxidável, em parceria com a Abinox – Associação Brasileira de Aço Inoxidável.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of