faixa - nao remover

TERCEIRO NAVIO DO PROMEF COMEÇA OPERAÇÕES NO NORDESTE

Entre contratempos e discussões do mercado sobre o arranque da indústria naval, os primeiros navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro já estão fazendo seus movimentos. Nesta semana foi a vez do navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda fazer sua primeira operação, ao descarregar 4,4 milhões de óleo diesel no terminal da Petrobrás no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, no Ceará.

A embarcação foi a terceira do Promef a ser entregue à Transpetro, que teve bastantes problemas com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), responsável por um atraso de 20 meses na entrega do petroleiro João Cândido. O navio montado no Nordeste deveria ter sido o primeiro a chegar às mãos da estatal, mas o estaleiro Mauá foi mais rápido e entregou o Celso Furtado no fim do ano passado.

Em maio deste ano, finalmente, a Transpetro recebeu o João Cândido, e no início de julho foi a vez do Sérgio Buarque de Holanda, construído também no Mauá. Os atrasos do EAS e a perda da Samsung como parceira tecnológica fizeram com que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado (foto), suspendesse o contrato de 16 encomendas que tinha com o estaleiro até agosto. Agora, com a japonesa Ishikawajima como nova parceira, o EAS deve ter os contratos revalidados em breve.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of