TERCEIRO REATOR NUCLEAR DA USINA DE KARACHI PASSA POR TESTES FINAIS E ESTÁ PRONTO PARA ENTRAR EM OPERAÇÃO

KARACHIA unidade 3 da usina nuclear de Karachi, no Paquistão, passou nos testes de aceitação, marcando a entrada em operação comercial do reator Hualong One, fornecido pela China. Uma cerimônia realizada para marcar o fim dos testes de aceitação contou com a presença de representantes da CNNC e da Comissão de Energia Atômica do Paquistão (PAEC), incluindo o presidente da CNNC, Gu Jun, e o presidente da PAEC, Ali Raza. “Na reunião, a China e o Paquistão expressaram que a energia nuclear está desempenhando um papel cada vez mais importante na promoção do desenvolvimento econômico e social do Paquistão, melhorando a vida das pessoas e impulsionando a transformação verde e de baixo carbono”, disse a CNNC.

A construção de Karachi 3, a segunda de duas unidades Hualong One a serem construídas perto de Paradise Point, na província de Sindh, começou em maio de 2016. Testes funcionais a quente de Karachi 3,  que simulam as temperaturas e pressões a que os sistemas de reatores serão submetidos durante a operação normal e são realizados antes do carregamento de combustível nuclear,  foram concluídos antes do previsto, em novembro do ano passado. Ele alcançou a primeira criticidade em fevereiro e foi conectado à rede em março. O reator de água pressurizada de 1100 MWe atingiu 100% da capacidade pela primeira vez em 31 de março. Vários testes de desempenho e comissionamento foram realizados em níveis de potência de 25%, 30%, 50%, 75% e 87% da capacidade. Karachi 3 completou uma demonstração de 100 horas, marcando sua entrada em operação comercial.

A CNNC informou que Karachi 2 e 3 fornecerão ao Paquistão quase 20 bilhões de kWh de eletricidade limpa todos os anos, atendendo à demanda anual da população local de 2 milhões de pessoas. As unidades reduzirão o consumo padrão equivalente de carvão em 6,24 milhões de toneladas por ano, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 16,32 milhões de toneladas. Atualmente, a energia nuclear fornece cerca de 8% do mix de energia do Paquistão a partir de cinco reatores: quatro reatores de água pressurizada CNP-300 fornecidos pela CNNC em Chashma em Punjab e Karachi 2. A CNNC em 2017 assinou um acordo de cooperação com a Comissão de Energia Atômica do Paquistão sobre a construção de um Hualong One como uma quinta unidade em Chashma.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of