TERMINA NA QUINTA EM SÃO PAULO A 8ª EDIÇÃO DA ABM WEEK, ONDE A USIMINAS RECEBEU A MEDALHA DE OURO POR SUAS QUALIDADES | Petronotícias




faixa - nao remover

TERMINA NA QUINTA EM SÃO PAULO A 8ª EDIÇÃO DA ABM WEEK, ONDE A USIMINAS RECEBEU A MEDALHA DE OURO POR SUAS QUALIDADES

usiTermina amanhã (5) a 8ª edição da ABM Week, principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração, que acontece em São Paulo. Durante o evento, a Usiminas recebeu uma  Medalha de Ouro da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). A homenagem, segundo a Associação,  celebra a excelência técnica e a inovação no setor de metais, reconhecendo empresas que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da indústria. O CEO da empresa, Marcelo Chara, recebeu o prêmio e e ressaltou a importância de incentivar os estudantes a persistirem na carreira. “Quando era estudante de metalurgia, a ABM era uma referência internacional e na América Latina. Imagine o que é para mim, um jovem apaixonado por siderurgia, sonhar naquele momento e ter o privilégio na vida de ter algo a ver com a ABM. Por isso, digo para os  jovens: tenham sonhos.”  Para ele, a presença de estudantes no evento é fundamental. “Temos que construir o futuro, e o futuro tem a ver com promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia aplicada à indústria, por isso quero motivar e inspirar os jovens para que acreditem em sua carreira.”  Chara também ressaltou a importância da ABM para o mercado. “Sou associado, com orgulho, da ABM há mais de 10 anos, como pessoa física, e hoje represento a Usiminas. A instituição é uma referência e uma inspiração ao desenvolvimento do conhecimento científico e da promoção de inovação. É uma janela onde é possível expor o produto da criatividade e do trabalho em equipe dos setores industriais e acadêmicos, que contribuem para o crescimento do país.

abmO Presidente Executivo da ABM,  Sergio Leite de Andrade, Coordenador Geral da 8ª edição da ABM Week e Presidente do Conselho de Administração da ABM gostou da realização também do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet) no centro de evento Pro Magno, em São Paulo. O encontro serviu como ponte entre os estudantes universitários e o mercado de trabalho. O tema central desta edição do evento foi “Atributos importantes para o desenvolvimento de uma carreira no setor minero-metalúrgico“. Além disso, o executivo mencionou a necessidade de comunicação e disponibilidade que os professores devem ter para com os alunos. “Os jovens são o futuro da academia. Não pode haver nenhum impeditivo, ruído ou receio entre a comunicação de ambos, e minha agenda sempre está aberta a responder dúvidas. O maior prêmio como educador é presenciar o sucesso dos seus alunos. Se você não fica entusiasmado com as conquistas, você está no lugar errado.

Outro destaque foi o Fórum de Líderes com o tema “Estratégias de Renovação e Sustentabilidade para a Longevidade das Empresas. ” O evento, coordenado por Vânia Lúcia de Lima Andrade, Consultora e Membro do Conselho de Administração da ABM, e moderado por Albano Chagas Vieira, Consultor e também Membro do Conselho de Administração da ABM, reuniu alguns dos principais líderes do setor industrial para discutir os desafios e as oportunidades para garantir a perenidade das organizações no primeiro dia do maior evento realizado pela Associação de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O Fórum teve como objetivo central ABM 4explorar as estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para manter sua relevância e competitividade ao longo do tempo, especialmente em um cenário global marcado por rápidas mudanças e novas demandas de stakeholders e do mercado.

Os participantes convidados, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos e Vice-Presidente da ArcelorMittal Brasil; Marcelo Chara, CEO da Usiminas; e Ricardo Lima, CEO da CBMM, compartilharam suas experiências e visões sobre como suas respectivas empresas têm enfrentado os desafios do ambiente corporativo contemporâneo. Eles discutiram a importância da inovação, da sustentabilidade e da adaptação às mudanças como pilares fundamentais para garantir a longevidade das organizações.

Gustavo Werneck destacou a importância de se colocar as pessoas no centro das decisões e apontou três preocupações principais: “A sustentabilidade abrange os temas de meio-ambiente, que a gente vai encontrar, ao longo dos anos, a tecnologia e as maneiras de financiar a transição para o carbono neutro, mas, no Brasil, eu reforço a necessidade do setor de cada vez mais colocar esforços conjuntos para solucionar problemas como a questão de segurança no trabalho. O Brasil continua sendo uma referência negativa no mundo no número de fatalidades e acidentes de trabalho e acho que muito a gente pode fazer para que a gente possa ser um exemplo mundial de uma indústria que consiga eliminar completamente os acidentes graves do dia a dia.”

Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira enfatizou a importância de ter valores e propósitos para o sucesso de uma empresa. “Nós temos um propósito muito profundo, que é ‘aço inteligente para as pessoas e o planeta” e temos valores inegociáveis: segurança, saúde, sustentabilidade, qualidade e liderança. E para viver os valores, nós precisamos do nosso capital humano. Entendendo que temos que cuidar das pessoas, a gente faz os valores acontecerem.

Marcelo Chara lembrou  a importância de respeitar o meio ambiente e a segurança. “O que era tolerável anos atrás, hoje não existe mais. Longevidade, hoje, significa ser excelente em meio-ambiente e segurança e isso se faz com liderança, foco e investimentos. O mundo mudou, nós temos que ser inovadores e estar preparados todos os dias para a mudança

Ricardo Lima falou sobre o  investimento em inovação e tecnologia: Temos que aprender com o passado e ousar no presente, investindo em inovação. Desde o início, a história da CBMM foi fazer parcerias com Universidades, com centros de pesquisa, com clientes que foi conquistando, para que a gente pudesse cada vez mais desenvolver o mercado e criar um mercado que era completamente inexistente.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of