TERMINA NO MÉXICO O ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE AÇO QUE DISCUTIU A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA MUNDIAL
Terminou nesta quinta-feira (17) o evento anualmente promovido pela Alacero, Associação Latino Americana de Aço, que está acontecendo em Monterrey, no México. O foco recai sobre as questões de sustentabilidade, transição da matriz energética, com Vijay Vaitheeswaran, correspondente da The Economist, como palestrante principal. Em seguida, a indústria latino-americana apresentou cases diante das mudanças climáticas, com Javier Vaquerizo, da Enel Green Power e Eduardo Sattamini, CEO da Engie Energia Brasil. A segunda parte do painel é sobre tecnologias com o Alexander Fleischander da Primetal e César Pulido, da Baker Hughes. Para falar sobre políticas verdes e configurações comerciais regionais, os convidados são Rodrigo Pupo, do MPA Trade Law, e Antoine Vagneur-Jones, da Bloomberg NEF. O encerramento do evento foi dedicado a uma palestra mais inspiradora com a participação de Javier Gómez Santander, jornalista e co-produtor da série da Netflix, La Casa de Papel.
Evento anualmente promovido pela Alacero, teve a participação das empresas ArcelorMittal, DeAcero, Gerdau, Ternium, Vale, Autlán, Primetals, Danieli, ENEL, Russula, entre outras. Alejandro Wagner, diretor executivo da Associação disse que: “Somos um setor que realmente aposta e contribui para o desenvolvimento, gerando mais de 1.300.000 empregos diretos e indiretos altamente qualificados. O compromisso com nossas comunidades também é demonstrado pelo investimento e inovação em tecnologia, em produtos e processos mais eficientes, bem como na saúde e segurança das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. Estes são os valores que nos definem e que guiam o evento.”
O investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva, especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas, explicou que “Há riscos e oportunidades e isso é chave para entender a região da América Latina, já que temos uma grande combinação de geração de negócios com desafios institucionais e políticos. Por exemplo, aumentou a geração de empregos do setor, porém a remuneração destes novos postos está muito baixa.” Sobre as megatendências na indústria da construção civil, os convidados foram Lucas Salvatore, CEO da Idero e Ricardo Mateus, CEO da Brasil ao Cubo. Para Salvatore, “Observamos uma mudança geracional com maior interesse no meio ambiente e em sustentabilidade. Por isso, nossa solução veio para integrar a indústria com arquitetura para construções de triplo impacto: inclusão social, impacto ambiental e desenvolvimento econômico.” Já Ricardo pontuou a atuação da Brasil ao Cubo no setor de escala e eficiência na construção civil a nível de atingir a internacionalização da empresa no México.
Para Jefferson de Paula, CEO da ArcelorMittal: “a indústria de aço é uma das mais poluidoras do mundo, temos um grande desafio, mas temos muitas oportunidades com todas as mudanças sustentáveis. Na Arcelor, vemos a redução de carbono como um grande desafio e, por isso, temos um lema de produzir aço inteligente para as pessoas e o planeta.” Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, disse que “Nos últimos 12 meses, quanto tempo nós investimos no tema pessoas? Atraindo talentos, indo em escolas para entrevistar e conhecer novas pessoas, dedicando tempo com os jovens? Para que o tema seja resolvido, precisamos gastar, cada um de nós, pelo menos, 70% do nosso tempo com o tema pessoas. Isso requer uma nova perspectiva da maneira como atuamos como líderes. Precisamos aprender .a delegar e ter estruturas cada vez mais horizontais nas nossas empresas“
Deixe seu comentário