faixa - nao remover

TGS E CGG VÃO REALIZAR NOVA ETAPA DE PESQUISA SÍSMICA NA FOZ DO AMAZONAS

sophiezurquiyahA TGS e a CGG concordaram em conduzir a segunda fase da pesquisa multicliente 3D na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Os primeiros resultados antecipados devem estar disponíveis no quarto trimestre de 2023. Já os produtos finais têm previsão de entrega a partir do terceiro trimestre de 2024, de acordo com a CGG. Espera-se que a pesquisa, cobrindo 11.425 quilômetros quadrados na Margem Equatorial do Brasil, amplie a cobertura 3D da região e forneça dados adicionais de alta qualidade essenciais para os esforços de exploração na bacia.

Segundo as companhias, os dados 2D e 3D adjacentes existentes indicam a presença de “fairways deposicionais” do reservatório na região que se sobrepõe a um intervalo de fonte contemporâneo ao sistema petrolífero da bacia da Guiana. Ainda de acordo com as empresas, estudos de modelos de bacias indicam a existência de um sistema petrolífero maduro do Cretáceo Inferior com extensa distribuição regional de reservatórios.

Com nossa liderança estabelecida em soluções de geociências e experiência inigualável na Margem Equatorial, abrangendo Guiana, Suriname e Brasil, nossos geocientistas aplicarão sua profunda visão regional e tecnologias de imagem de ponta, como FWI de atraso de tempo e migração de mínimos quadrados para fornecer dados e imagens de alta resolução e alta fidelidade necessários para entender melhor essa bacia de fronteira”, disse a CEO da CGG, Sophie Zurquiyah (foto).

Já o CEO da TGS, Kristian Johansen, enalteceu a importância de participar desse projeto: “Temos o prazer de anunciar o projeto Foz do Amazonas 3D Fase II com nosso parceiro CGG. Para a TGS, este projeto fortalece ainda mais nossa posição na biblioteca de dados na Margem Equatorial e será fundamental para permitir que as empresas de exploração tenham um entendimento robusto do subsolo antes de futuras rodadas de ofertas permanentes.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

É de bom alvitre a aquisição multi cliente. Assim poderá ser dirimida a dúvida se o gerador do sistema petrolífero da área está presente, ou se foi erodido pela forte descarga do Rio Amazonas na sua embocadura. Também resta saber a razão de não se ter descoberto jazimentos de hidrocarbonetos na Guiana Francesa, justo a que faz fronteira com o Amapá.

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

A única descoberta próxima a Guiana Francesa e quase fronteira com o Amapá, com coluna de 80 m de óleo, é sub-comercial. Assim, antes de reinvestir em caros poços na área é necessária uma melhor compreensão da geologia e, certamente, a sísmica ajudará. Temos que evitar argumentos de tipo “se tem na Guiana Norte e em Suriname então tem no Brasil” o que é absolutamente falso e não comprovado. O poço diz apenas que algum óleo aportou nestas áreas. Pergunta é quanto?. Também os algoritmos de IA representativos de óleo podem ser bastante diferentes na margem equatorial e isso precisa… Read more »