TOSHIBA FAZ ACORDO PARA TERMINAR A CONSTRUÇÃO DE DUAS USINAS NUCLEARES NOS ESTADOS UNIDOS
A falência da Westinghouse decretada em março, unidade nuclear da Toshiba, deixou um futuro incerto para dois reatores nucleares que estão inacabados na Georgia, muito embora a empresa tenha prometido injetar até US$ 3,68 bilhões para concluir o projeto. A empresa, com sede em Tóquio, pagará este valor em parcelas para a Georgia Power, uma subsidiária da Southern Company. Estas parcelas começam a ser pagas em outubro e irão até próximos janeiro de 2021. o acordo prevê que o gerenciamento do projeto da unidade nuclear da Toshiba (TOSYY) para a Southern Company.
Durante meses, o futuro dos dois reatores nucleares – que estão em construção na usina nuclear Vogtle da Geórgia, onde dois outros reatores estão funcionando – não estava claro. E mesmo antes de Westinghouse falir, o projeto sofreu por atrasos e custos inesperados. O CEO da Southern Company, Thomas Fanning, disse que :
“Estamos felizes em ter a cooperação da Toshiba em conexão com este acordo que fornece uma base sólida para o futuro dessas usinas nucleares”.
O acordo marca uma vitória para Fanning, que convenceu a empresa japonesa que dizer que ela tinha um “compromisso moral” para ajudar a finalizar o projeto nuclear. A Westinghouse também está a meio caminho da construção de dois reatores nucleares na Carolina do Sul, mas este projeto não tem uma solução definida. A Toshiba disse que está ainda em negociações com os proprietários do projeto. De acordo com a World Nuclear Association, os EUA são o maior produtor mundial de energia nuclear e atualmente tem 99 reatores de energia nuclear operando em 30 estados.
Deixe seu comentário