TOTAL PLANEJA INGRESSO EM SETOR DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL
O grupo francês Total pretende ampliar sua área de atuação no Brasil, e o mercado escolhido parece ser o de energia solar. A Total já possui uma filial americana de energia solar, a SunPower, e agora estuda seu ingresso no mercado brasileiro de energia solar. O grupo não participou do último leilão de energia solar, mas vê a possibilidade de gerar energia solar no Brasil com bons olhos. Em entrevista ao Valor, Bernard Clement, diretor de operação do setor de novas energias da Total, confirmou o interesse da empresa.
A rapidez dos ciclos de desenvolvimento na área de energia fotovoltaica faz com que a Total não tenha pressa para entrar no mercado brasileiro. A empresa pode esperar o momento mais oportuno para isso, até porque suas fábricas de painéis de energia solar operam em sua capacidade máxima ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, Japão e China.
Segundo Clement, o que faz com que a Total tenha planos de energia solar para o Brasil é o tamanho e o potencial do mercado fotovoltaico do país. Apesar de manter os projetos em fase de estudo, há a possibilidade da companhia francesa dar início às atividades no Brasil com a venda industrial e domiciliar de painéis fotovoltaicos. Ainda assim, a construção e instalação de parques solares não foi descartada pelo executivo.
A Total começou a investir em energias renováveis há sete anos, mas só assumiu um protagonismo internacional quando adquiriu a maioria das ações da americana SunPower. O grupo não inclui em sua agenda de geração de energia limpa a eólica, por considerar uma geração pouco universal, isto é, que só é possível em alguns lugares, além dos gastos altos para manutenção.
Deixe seu comentário