TOTALENERGIES CONTRATA A SHAPE DIGITAL PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES NO CAMPO DE LAPA
A empresa Shape Digital anunciou um novo e importante contrato no Brasil com a petroleira francesa TotalEnergies. Pelo acordo, a Shape ficará responsável pela implantação de uma nova plataforma digital para otimização energética e redução de emissões no campo de Lapa, operado pela TotalEnergies na Bacia de Santos. O módulo inicial da solução, destinada ao sistema de compressão de gás, deve reduzir por volta de 5% das emissões totais da unidade de produção FPSO Cidade de Caraguatatuba, que opera no campo.
“Esta ferramenta digital complementará as modificações de design implementadas para reduzir as emissões de CO2 do campo, em linha com o nosso objetivo global de reduzir em mais de 40% as emissões de Escopo 1 e 2 das nossas instalações operadas até 2030”, disse o Diretor de Ativos Operados da TotalEnergies EP Brasil, Jean-Baptiste Dupuy.
A Shape Aura diz que aplica o seu conceito de Engenheiro Virtual (Virtual Engineering), que combina expertise de engenharia e Inteligência Artificial para otimizar e automatizar a tomada de decisões técnicas para ações de operação e manutenção industrial. A empresa acrescenta que esse sistema tem natureza ponta a ponta, abrangendo captura e processamento de dados em tempo real, geração de recomendações de parâmetros operacionais ideais, gerenciamento da implementação de tais recomendações e, por fim, acompanhamento contínuo do impacto da ferramenta em termos de eficiência energética e emissões de gases do efeito estufa.
“A Shape sempre esteve focada no desenvolvimento de soluções digitais para redução de custo, aumento de eficiência operacional e segurança. Agora, com o Shape Aura, estamos utilizando nossa expertise de software, IA e industrial para a criação de soluções com foco em sustentabilidade. As ferramentas digitais são ‘CAPEX-Free’, com baixo custo por CO2e evitado e de rápida implementação, tendo grande potencial para acelerar a descarbonização das plantas industriais, não apenas no óleo e gás”, diz o vice-presidente de Energia da Shape Digital, Felipe Baldissera (foto).
Deixe seu comentário