TOYOTA FAZ TESTES COM NOVO SISTEMA HÍBRIDO DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM HIDROGÊNIO
A Toyota vem buscando a redução contínua de emissões de gases poluentes na atmosfera e iniciou a fase de testes de um novo sistema híbrido para a geração de energia em suas fábricas, por meio do uso de células de combustível de óxido sólido (SOFC) e microturbinas de gás. A unidade localizada no distrito de Motomachi, na cidade de Toyota, Aichi, no Japão, foi a escolhida para esta primeira etapa.
De acordo com a Toyota, o sistema de geração de energia híbrida utiliza hidrogênio e monóxido de carbono que são extraídos a partir do gás natural e emprega tecnologia de células de combustível e microturbina de gás em seu mecanismo de geração de energia de dois estágios, com uma potência nominal de 250 kW. Além disso, possui um sistema de cogeração, que combina calor e energia, para utilizar o calor residual produzido na geração de energia.
“Este sistema híbrido atinge alta eficiência (cerca de 55%) com seu sistema de geração de energia em duas etapas, auxiliando no aumento da eficiência geral (em até 65%) ao utilizar o sistema de cogeração. Por esta razão, a Toyota tem posicionado a tecnologia como solução eficaz para a missão da companhia na busca por uma sociedade de baixa emissão de carbono”, afirmou a companhia em nota.
O sistema foi desenvolvido em conjunto pela Toyota e sua subsidiária, a Toyota Turbine e Systems, bem como pela Mitsubishi Hitachi Power Systems, e é parte do plano para atingir zero emissões de CO2 em suas fábricas, determinado pelo documento “Desafio Ambiental Toyota 2050”, anunciado em 2015.

publicada em 26 de abril de 2017 às 12:17 




