TRACTEBEL ASSINA ACORDO COM AS FRANCESAS EDF E NUWARD PARA DESENVOLVER UM PEQUENO REATOR NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

TRACTEBEL ASSINA ACORDO COM AS FRANCESAS EDF E NUWARD PARA DESENVOLVER UM PEQUENO REATOR NUCLEAR

TRACTBELA empresa de engenharia belga Tractebel assinou um acordo de cooperação para fortalecer e ampliar sua colaboração com as francesas Nuward e  EDF,  para o desenvolvimento da tecnologia de pequeno reator modular Nuward (SMR). A Tractebel – subsidiária da francesa Engie – informou que sua colaboração com a EDF no projeto Nuward SMR começou em 2021. Em maio de 2022, a Tractebel foi contratada pelo Centre National d’Equipement de Production d’Electricité – centro de engenharia da EDF localizado em Tours, França –  para realizar estudos de um projeto conceitual para partes da ilha convencional (sala de turbinas), equilíbrio da planta (sistema de captação e manutenção de água) e a modelagem 3D dos edifícios que abrigam esses sistemas. Pelo contrato, os especialistas da Tractebel também irão gerenciar as interfaces com os diferentes parceiros Nuward para garantir que os dados recebidos ou fornecidos sejam comunicados de forma clara e oportuna. Eles também serão responsáveis pelos estudos preliminares de engenharia civil e pela avaliação dos custos relacionados ao escopo da empresa.

Para apoiar o desenvolvimento do Nuward SMR, a Tractebel alocará mais recursos em todas as áreas da engenharia nuclear. Atualmente, cerca de 50 engenheiros da Tractebel trabalham no projeto Nuward SMR, número que deve dobrar nos próximos anos. “A empresa tem liderado a inovação em SMRs nos últimos cinco anos. Estamos convencidos de que esta tecnologia desempenhará um papel fundamental na transição energética na Europa e no mundo”, disse o diretor nuclear global da Tractebel, Denis Dumont. “O acordo de cooperação com a Nuward reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da primeira tecnologia SMR da UE. A Tractebel traz uma perspectiva europeia e industrial para a Nuward. Nossos engenheiros trabalharam em projetos em vários países europeus para investigar o potencial dos SMRs para descarbonizar indústrias pesadas e modernizar usinas de energia a carvão”, acrescentou.

O projeto Nuward foi lançado em setembro de 2019 pela Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA), EDF, Naval Group e TechnicAtome. O Nuward – consistindo de uma planta SMR de 340 MWe com dois reatores de água pressurizada (PWRs) de 170 MWe cada – foi desenvolvido em conjunto usando a experiência da França em PWRs. Espera-se que a tecnologia substitua antigas usinas de carvão, petróleo e gás com alta emissão de CO2 em todo o mundo e apoie outras aplicações, como produção de hidrogênio, aquecimento urbano e distrital ou dessalinização.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of