TRACTEBEL INVESTE R$ 2,5 BILHÕES EM USINA TERMELÉTRICA EM SANTA CATARINA
Gigante do setor energético no Brasil, a Tractebel anunciou o projeto de uma nova usina termelétrica a ser construido no município de Garuva, em Santa Catarina, com investimentos no total de R$ 2,5 bilhões. A UTE Norte Catarinense ainda está em fase de licenciamento ambiental e depende do fechamento do contrato para fornecimento de gás natural com a Petrobrás para se concretizar, mas a estimativa é de que a nova unidade apresente uma geração de energia de cerca de 600 MW, suficiente para abastecer 1,8 milhão de pessoas. Com o investimento termelétrico, a companhia deverá gerar 800 empregos na fase de obras, prevista para durar 32 meses.
Movida a gás, a termelétrica que será construída pela empresa depende de um acordo para fornecimento com a estatal, o que ainda pode demorar. As expectativas, no entanto, são positivas frente ao projeto que deverá atrair o investimento de outras companhias para a região de Santa Catarina e gerar diversos postos de trabalho. Além dos empregos gerados na fase de obras, a UTE será responsável por 80 empregos diretos e 30 indiretos quando concluída.
O projeto vem sendo avaliado em termos de impacto ambiental pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e se encontra ainda em fase de licenciamento prévio.
Parece uma novela. Os reservatórios secando e essa importante usina não sai do papel…