TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SERÁ O PRINCIPAL TEMA DA MAIOR FEIRA DE PETRÓLEO DA EUROPA QUE ESTE ANO SERÁ NA NORUEGA
Transição energética é um dos assuntos de maior importância hoje no cenário global de energia e um dos temas de destaque na segunda maior feira da Europa voltada para este setor: a ONS 2018, que ocorre entre 27 e 30 de agosto, em Stavanger, na Noruega, que reveza bianualmente com Aberdeen, na Escócia, o direito de sediar o evento. Inspirada no tema Innovate, a feira é o próximo hub para o debate sobre as inovações e os desafios tecnológicos da indústria de óleo e gás e para o entendimento e a tomada de decisão sobre o papel da energia renovável nesse novo contexto. A programação inclui um painel dedicado ao Brasil. O potencial energético – tanto com a exploração de hidrocarbonetos como para a geração de energias renováveis complementares. O Brasil é quarto país no ranking dos principais destinos de investimento estrangeiro direto no mundo.
A Noruega, sede do evento, é o oitavo maior investidor do Brasil, contribuindo para a criação de mais de meio milhão de empregos diretos, indiretos no País. Até 2016, os investimentos noruegueses no Brasil somaram US$ 21,3 bilhões, um aumento de 27,6% entre 2013 e 2016. A participação da Noruega no índice total de investimento estrangeiro direto no Brasil aumentou em 3,76% entre 2011 e 2016. Os setores de petróleo e gás e marítimo são as principais rotas para investimentos e motivaram, em 2016, investimentos da ordem de US$ 1,85 bilhão no País. Os investimentos em energia renovável, com participação atual de 13%.
O painel brasileiro ficará sob a responsabilidade da Norwegian Energy Partners (Norwep), que levará uma delegação formada por instituições governamentais, como o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Petrobrás, Equinor, que irão falar sobre as perspectivas, os projetos e as oportunidades, considerando os avanços obtidos com as recentes mudanças no marco regulatório de exploração de petróleo e gás. Sissel Hodne Steen(foto), Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro, disse estar “ convencida de que a ONS 2018 contribuirá para solidificar as fortes parcerias que a Noruega e o Brasil já possuem. O Brasil engajou-se na conferência nos últimos anos, e terá uma forte participação este ano. Isto é um reflexo dos sólidos laços que os dois países compartilham no setor de energia, bem como uma maior participação do Brasil na arena internacional”.
Deixe seu comentário