TRANSOCEAN ANUNCIA ASSINATURA DE MEMORANDO COM ENETI, DE OLHO NO MERCADO DE EÓLICAS OFFSHORE
A empresa de perfuração Transocean está de olho em novas oportunidades de negócio no mercado de geração de energia eólica offshore. Caminhando nesse sentido, a empresa anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a empresa Eneti, com o objetivo de de formar uma empresa de joint venture que se envolverá em atividades de instalação de fundações eólicas offshore. A Transocean disse que a joint venture se beneficiaria da melhor experiência das duas companhias em seus respectivos negócios principais, fornecendo serviços offshore.
“A vasta experiência da Transocean na operação de uma frota global de plataformas de perfuração offshore dinamicamente posicionadas para uma base diversificada de clientes produtores de energia em contratos de longo prazo será combinada com a experiência da Eneti, por meio da Seajacks International Ltd., instalando mais de 500 componentes de fundação de turbinas eólicas e executando “Contratos de transporte e instalação” em parques eólicos, incluindo Akita & Noshiro (Japão), Meerwind (Alemanha), Veja Mate (Alemanha) e Moray East (Escócia)”, declarou a Transocean, em um comunicado ao mercado.
A Eneti e a Transocean têm o direito, mas não a obrigação, de investir na joint venture junto com outros parceiros financeiros. A formação da joint venture ainda está sujeita à negociação bem-sucedida e à execução de acordos definitivos. A Transocean e a Eneti esperam que os acordos definitivos estabeleçam que as operações da joint venture sejam realizadas inicialmente por pessoal da Eneti e da Transocean.
Além disso, a joint venture, com assistência técnica dos sócios da joint venture, será responsável por converter até dois navios em embarcações de instalação de fundação eólica offshore. “As atualizações para as embarcações incluiriam um guindaste de 5200 toneladas e espera-se que forneçam capacidade para transportar até seis fundações monopilar de 3.500 toneladas com 12 metros de diâmetro e possuam alguns outros recursos operacionais ambientalmente responsáveis e que melhoram a eficiência”, explicou a Transocean.
O mercado eólico offshore deve atrair cada vez mais o interesse de players da indústria de óleo e gás, que enxergam uma grande janela de oportunidades nesse segmento. De acordo com relatório recente da Wood Mackenzie, o mercado global de energia eólica ultrapassará o limite de 1 terawatt (TW) para capacidade instalada até o final de 2023.
A próxima década também verá um foco intensificado na energia eólica offshore à medida que o setor amadurece e a inovação tecnológica e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos ajudam a tornar o desenvolvimento offshore mais acessível em diferentes regiões. Ainda segundo a Wood Mackenzie, o setor eólico offshore global experimentará um crescimento de sete vezes até 2032 e representará uma participação de 26% da capacidade total em uma perspectiva de dez anos.
Deixe seu comentário