TRANSPETRO CANCELA ENCOMENDA DE ONZE EMBARCAÇÕES JUNTO AO ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL | Petronotícias




faixa - nao remover

TRANSPETRO CANCELA ENCOMENDA DE ONZE EMBARCAÇÕES JUNTO AO ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL

estaleiro atlântico sulA tradição natalina diz que o Papai Noel chega à casa de cada um de nós para nos trazer presentes. Ele traz consigo um saco grande, onde guarda de tudo e tudo cabe. No Brasil, no entanto, as coisas nem sempre seguem a lógica e o bom velhinho parece ter preferido reabastecer sua sacola pelo país. Vai embora daqui levando consigo 11 encomendas do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. A decisão não foi tomada no Pólo Norte, mas no Rio de Janeiro, endereço da Transpetro.

O cancelamento representa metade do contrato assinado entre as partes, orçado em um total de US$ 3,4 bilhões. Sete embarcações já foram entregues, sobrando apenas quatro para serem finalizadas. O estaleiro fica no Complexo Portuário do Suape, mesmo local do Estaleiro Vard, que também teve canceladas as encomendas de dois navios gaseiros.

Os cancelamentos da estatal podem ser a pá de cal que faltava sob a indústria naval brasileira. Estamos cada vez mais próximos de reeditar os anos 80, quando o país se tornou um expoente no setor naval e deixamos passar a possibilidade de criar um segmento robusto nacional e internacionalmente.

Os efeitos na economia são grandes, mas há de se pensar nos quase oito mil trabalhadores do Estaleiro Atlântico Sul que terão um final de ano mais apertado do que o comum. O exercício de mentalizar coisas boas para o ano seguinte será mais difícil, já que as perspectivas não são de melhora em um curto prazo. Demissões no Estaleiro Vard já estão praticamente certas para o próximo ano.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval (Sinaval), o ano de 2015 teve cerca de 20 mil pessoas do setor naval perdendo seus postos, sem contabilizar as recentes demissões nos estaleiros Eisa e Brasfels, ambos no Rio de Janeiro.

O provável destino das embarcações todos já sabem: a China. Talvez os chineses tenham se comportado melhor durante o ano que os brasileiros.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mandacaru Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mandacaru
Visitante
Mandacaru

SINAVAL PREVÊ QUE SETOR NAVAL DEVE GERAR 30 MIL DESEMPREGOS ATÉ 2016 E PRONTO! UM bando de aproveitadores e mentirosos… Por qual motivo estudar tanto e mentir, com tanta veemência. A gangue do sindicato, dos mosca morta, mas que gostam de entrevistas. SINAVAL PREVÊ QUE SETOR NAVAL DEVE GERAR 30 MIL EMPREGOS ATÉ 2016 13. JAN, 2014 1 COMENTÁRIO Ariovaldo Rocha O setor naval do Brasil deve gerar 30 mil novos empregos durante os próximos dois anos, influenciado pelo início de operação de novos estaleiros, segundo previsão do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).… Read more »