TRANSPETRO ESTUDA NOVA SUSPENSÃO DE CONTRATOS, APÓS MAIS UM ATRASO DO ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL
Os atrasos continuam causando problemas para o Estaleiro Atlântico Sul. O estaleiro não deverá entregar no próximo mês, como previsto, o navio Suezmax Zumbi dos Palmares à Transpetro. Apesar de não se pronunciar sobre o assunto, a Petrobrás está novamente avaliando a possibilidade de suspender parte dos contratos com o estaleiro, o que já ocorreu anteriormente.
Com 22 navios encomendados, avaliados em R$ 8 bilhões, o Estaleiro Atlântico Sul entregou apenas dois de seus projetos: os petroleiros João Cândido e Sérgio Buarque de Holanda. As dificuldades recentes têm sido relacionadas a parceiros tecnológicos, depois que a Samsung resolveu sair do negócio, permanecendo apenas no projeto dos seis primeiros navios a serem montados (incluindo os dois já entregues).
Além das ameaças de perda de contrato, o Estaleiro Atlântico Sul também vem amargando prejuízos por conta de seus atrasos. O caso mais flagrante foi o do petroleiro João Cândido que gerou um prejuízo de mais de R$ 100 milhões ao estaleiro, cuja carteira de encomendas também engloba a construção de sete sondas de perfuração e a integração da plataforma P-62.
Apesar dos problemas, há uma esperança para o estaleiro com o grupo Ishikawajima, que estuda uma parceria tecnológica com o EAS. Caso se concretize, aumentarão as chances de se recuperar dos problemas que vem enfrentando nos últimos anos com os contratos da Transpetro.

publicada em 25 de outubro de 2012 às 18:04 




