TRANSPETRO LANÇA MAIS UM NAVIO AO MAR
Foi lançado ao mar o quarto navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro, no Estaleiro Mauá, em Niterói. Batizado de Rômulo Almeida, em homenagem ao baiano que participou da criação da Petrobras, o navio fará o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel, e terá capacidade para armazenar 56 mil m³.
Com uma estrutura de 183 metros de comprimento e pesando mais de 48 mil toneladas, a embarcação foi construída com um índice de nacionalização de 72%.
O Programa responsável pela encomenda do navio promete trazer 49 novas embarcações para a frota da Transpetro, sendo que 41 delas já estão contratas e previstas para serem concluídas até 2015, faltando a licitação de apenas oito. Ainda em 2011, mais dois navios devem ser lançados ao mar e outros três devem ser entregues.
O Programa também prevê mobilizar seis estaleiros, dos quais quatro já estão em operação. Três são do Rio, o Mauá, o Eisa e o Superpesa – todos já em operação -, dois são em Pernambuco; o EAS, responsável pelos três primeiros navios prontos, e o Promar, que ainda não entrou em operação, e um em São Paulo, o Tietê, que fará embarcações para atuarem transportando etanol pela hidrovia Tietê-Paraná.
Deixe seu comentário