TRELLEBORG MIRA EXPANSÃO DE SUA ATUAÇÃO EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA | Petronotícias




faixa - nao remover

TRELLEBORG MIRA EXPANSÃO DE SUA ATUAÇÃO EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

bruno-matosCom o desejo de ampliar seus negócios, a Trelleborg está trabalhando para aumentar sua presença em países da América Latina. O novo passo envolve a execução de projetos e prospecções no Uruguai, na Colômbia, na Argentina e também na Guiana, de acordo com o gerente comercial da Trelleborg Offshore, Bruno Matos. A companhia também está atuando no desenvolvimento de um sistema de proteção para poços de petróleo offshore, já vislumbrando a futura demanda que haverá no Brasil nos próximos anos. Dentro da área subsea, a empresa está desenvolvendo novos sistemas de isolamento térmico para equipamentos e tubulações em ambientes submarinos. “O Brasil é um importante mercado para nós, para o grupo. Enxergamos que este é um mercado que está em rápida mudança e terá uma diversificação maior, com entrada de novos operadores e fortalecimento de alguns que já estão no Brasil“, comentou Matos.

Como está a atuação da empresa no Brasil atualmente?

A Trelleborg Offshore possui uma unidade de produção localizada em Macaé-RJ e seu principal produto no país é o sistema de isolamento térmico para tubos submarinos flexíveis (fitas em polipropileno sintático). Além disso, existe uma outra linha de soluções bastante relevante que é a de acessórios poliméricos (em poliuretano) para as mesmas tubulações flexíveis, umbilicais e em algumas situações tubos rígidos, como exemplo, enrijecedores de curvatura, restritores de curvatura, proteção contra impacto e abrasão supressores de VIV (vortex induced vibration). Do lado de serviços, atuamos com o revestimento de equipamentos e sistemas submarinos. A empresa opera desde 2012 no país e comparada com suas unidades irmãs possui uma operação de menor porte porém, bastante eficiente e que vem se desenvolvendo.

Quais são os principais projetos da companhia no País atualmente?

A Trelleborg Offshore está presente em praticamente todos os campos ou projetos que estão em desenvolvimento no país para o pré-sal e pós-sal. De maneira geral, estes projetos estão utilizando as linhas flexíveis como base e por essa razão, em maior ou menor escala estamos presentes com as soluções fabricadas em nossa unidade no Brasil e/ou em nossas unidades fora do país. A nossa unidade no Brasil atua também como suporte técnico e comercial para as nossas irmãs na Noruega, Reino Unido e EUA. A Trelleborg vem fornecendo diferentes tipos de produtos e soluções para a indústria de óleo e gás brasileira há mais de 20 anos – como por exemplo os flutuadores para risers de produção e perfuração além dos acessórios mencionados anteriormente.

A empresa tem planos de expandir a atuação para fora do Brasil?

Com o objetivo de alavancar nossa posição na América Latina, estamos iniciando o desenvolvimento de projetos e prospecções em países da região, como Uruguai, Colômbia, Argentina e Guiana.

Quais novos projetos a empresa pretende desenvolver no Brasil?

Além de fortalecer a nossa atual linha de produtos e relacionamento com nossos clientes no país, estamos trabalhando fortemente no desenvolvimento de um sistema de proteção para poços de petróleo offshore. Esta solução que ainda não possui um nome em português. Ela se chama “Crushable Foam Wrap” e tem como principal função a dissipação ou mitigação de pressões excessivas nos anulares dos poços de petróleo (APB – Annular Pressure Build Up) que possuem o potencial de comprometer o poço. Esta é uma solução que a Trelleborg dispõe e vem fornecendo de maneira pioneira para as principais operadores mundiais para utilização em projetos na África e Mar do Norte desde 1991.

Ainda dentro do mercado de óleo e gás, um outro desenvolvimento que estamos bastante focados é na oferta de novos sistemas de isolamento térmico para equipamentos e tubulações submarinas com a utilização de materiais diferentes dos normalmente utilizados no país. Hoje temos uma grande variedade de materiais de isolamento térmico que cobrem todos tipos de equipamentos subsea, tubulações, e ranges de pressão de temperatura.

Como a empresa planeja crescer dentro do setor de óleo e gás?

O mercado de óleo e gás brasileiro e mundial busca fronteiras técnicas cada vez mais desafiadoras e a Trelleborg tem como fundamento de negócio fornecer soluções de engenharia a base de polímeros para aplicações críticas. Temos um forte investimento em pesquisa e tecnologia constantemente investigando e desenvolvendo novos polímeros e aplicações. Além disso, estamos agregando novas tecnologias às soluções existentes, transformando os nossos produtos em produtos “smart” onde terão não somente suas funções primárias como vedar, selar e proteger mas também, serão capazes fornecer dados sobre sua vida em serviço e também do sistema em que esta aplicado. Vimos também que existe espaço para aumento de nosso market share com as tecnologias existentes.

Quais são as perspectivas da Trelleborg em relação ao Brasil?

O Brasil é um importante mercado para nós, para o grupo. Enxergamos que este é um mercado que está em rápida mudança e terá uma diversificação maior, com entrada de novos operadores e fortalecimento de alguns que já estão no Brasil. O país possui uma concentração muito interessante de projetos que faz com que nossa presença aqui continue sendo estratégica e precisamos dar suporte local aos nossos principais clientes que também estão posicionados aqui.

Quem são os principais clientes da empresa no País?

Os nossos principais clientes no Brasil são as empresas fabricantes de tubos flexíveis, equipamentos submarinos e empresas de EPCI.

Website da Trelleborg Offshore: http://www.trelleborg.com/offshore

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Everton TassiFabiano Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fabiano
Visitante
Fabiano

A Trellebor,é diferente por que sempre está pensando no futuro,tenho muito orgulho de compactuar com sue trajetória no Brasil.

Everton Tassi
Visitante
Everton Tassi

Realizei um processo seletivo no mês passado e bateu na trave a vaga. Continuarei a busca para ingressar na Trelleborg porque trabalha com planejamento e projetos futuros para Macaé.