TRÊS DAS MAIORES TRANSPORTADORAS DO MUNDO SE REÚNEM EM UM PROJETO PARA NAVIOS DE CARGA COM PROPULSÃO NUCLEAR | Petronotícias




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TRÊS DAS MAIORES TRANSPORTADORAS DO MUNDO SE REÚNEM EM UM PROJETO PARA NAVIOS DE CARGA COM PROPULSÃO NUCLEAR

nicFoi assinado um acordo entre o Lloyd’s Register, a Core Power e a AP Moller – Maersk para um projeto de desenvolvimento conjunto para conduzir um estudo de avaliação regulatória para determinar as considerações de segurança e regulatórias para um possível navio porta-contêineres com propulsão nuclear para realizar operações de carga em um porto na Europa. O estudo conjunto investigará os requisitos para regras de segurança atualizadas, juntamente com o entendimento operacional e regulatório aprimorado que é necessário para a aplicação de energia nuclear no transporte de contêineres. Além disso, o estudo fornecerá insights para membros da cadeia de valor marítima que estão explorando o caso de negócios para energia nuclear para ajudar a moldar sua estratégia de frota para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa.

Uma maquete do conceito de um navio de carga movido a energia nuclear

Uma maquete do conceito de um navio de carga movido a energia nuclear

O estudo reunirá a expertise da organização de serviços técnicos e profissionais e da sociedade de classificação marítima Lloyd’s Register, a experiência da Core Power no desenvolvimento de tecnologia avançada de energia nuclear para aplicações marítimas, uma Autoridade Portuária líder e a vasta experiência da Maersk em transporte e logística. A indústria de transporte marítimo consome cerca de 350 milhões de toneladas de combustível fóssil anualmente e é responsável por cerca de 3% do total de emissões de carbono no mundo. Em julho do ano passado, a indústria de transporte marítimo, por meio da Organização Marítima Internacional (IMO), aprovou novas metas para reduções de emissões de gases de efeito estufa, visando atingir emissões líquidas zero até, ou por volta de, 2050.

O início deste estudo conjunto marca o início de uma jornada emocionante em direção ao desbloqueio do potencial da energia nuclear na indústria marítima, abrindo caminho para operações livres de emissões, redes de serviços mais ágeis e maior eficiência por meio da cadeia de suprimentos”, afirmou oCEO do Lloyd’s Register, Nick Bro (foto principal). “Um caminho multicombustível para descarbonizar a indústria marítima é crucial para garantir que nós, como indústria, cumpramos as metas de redução de emissões da IMO e a propulsão nuclear mostra sinais de desempenhar um papel fundamental nessa transição energética”, acrescentou.

nuc mikNo mês passado, o Lloyd’s Register divulgou um relatório que concluiu que a energia nuclear poderia transformar a indústria marítima com transporte marítimo sem emissões, ao mesmo tempo em que estenderia o ciclo de vida das embarcações e removeria a incerteza do desenvolvimento de infraestrutura de combustível e reabastecimento. No entanto, ele disse que as considerações de regulamentação e segurança devem ser abordadas para sua ampla adoção comercial. De acordo com o relatório, as relações comerciais entre armadores e produtores de energia serão alteradas, pois a energia provavelmente será alugada dos proprietários dos reatores, separando o armador das complexidades de licenciamento e operação da tecnologia nuclear. “Não há net-zero sem energia nuclear“, disse o CEO da Core Power, Mikal Bøe (foto à esquerda). “Uma chave crítica para desbloquear o vasto potencial da energia nuclear para transformar a forma como o setor marítimo é alimentado é a estrutura de padrões para a segurabilidade comercial de usinas nucleares flutuantes e navios movidos a energia nuclear que operariam em ambientes costeiros, portos e hidrovias. Estamos imensamente satisfeitos em trabalhar com alguns dos participantes mais respeitados da indústria da Europa para definir asnuc maers condições de como isso pode ser alcançado”, completou.

Desde que a Maersk lançou sua estratégia de transição energética em 2018, exploramos continuamente diversas opções de energia de baixa emissão para nossos ativos”, contou o chefe de tecnologia de frota da Maersk, Ole Graa Jakobsen (foto à direita). “A energia nuclear apresenta uma série de desafios relacionados a, por exemplo, segurança, gerenciamento de resíduos e aceitação regulatória em todas as regiões e, até agora, as desvantagens superaram claramente os benefícios da tecnologia.  Se esses desafios puderem ser enfrentados pelo desenvolvimento dos novos projetos de reatores de quarta geração, a energia nuclear poderia potencialmente amadurecer em outro possível caminho de descarbonização para a indústria de logística em 10 a 15 anos no futuro. Portanto, continuamos a nuc mas ceomonitorar e avaliar essa tecnologia, junto com todas as outras soluções de baixa emissão”, declarou.

Em dezembro do ano passado, o CEO da Maersk, Vincent Clerc (foto à esquerda), foi um dos cinco chefes das principais companhias marítimas globais a assinar uma declaração conjunta durante a COP28 em Dubai, pedindo uma data final para novas construções movidas somente a combustíveis fósseis e instando a IMO a acelerar a transição para combustíveis verdes. Na época, Clerc disse que a empresa “quer acelerar a transição verde no transporte e na logística e que o próximo passo crucial é introduzir condições regulatórias que garantam que criemos a maior redução de emissões de gases de efeito estufa por dólar investido”.

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