TRÊS EMPRESAS SE UNEM PARA DAR VELOCIDADE À LOGÍSTICA DOS RADIOFÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DE CÂNCER
Uma união de ideias de empresas pode ajudar a resolver, pelo menos amenizar, um problema de logística muito grave para os pacientes que precisam receber os radiofármacos para o tratamento e diagnóstico de câncer. O GOLLOG Saúde, serviço oferecido pela GOLLOG, unidade de soluções logísticas da GOL, a Invitrocue Brasil e a Care On Logística, iniciam um projeto inovador na busca de uma terapia mais assertiva para diversos tipos da doença. O teste chamado Onco-PDO trabalha com medicina de precisão no tratamento do câncer e indica quais as melhores opções de quimioterapia e drogas de terapia alvo, de acordo com a resposta das células do tumor do próprio paciente em laboratório. Com isso, o teste se torna um grande aliado para o oncologista traçar o plano de cuidados de cada paciente. A GOLLOG Saúde foi escolhida como a parceira transportadora para esse tipo de exame por causa das melhores reservas em voos, pela prioridade no embarque e em razão de as amostras ficarem o menor tempo possível em ambientes não controlados. Hoje, a GOLLOG tem equipes especializadas em todos os aeroportos para atender a esse tipo de demanda de forma totalmente profissional. Toda a equipe é treinada dentro das boas práticas da Anvisa. Áreas segregadas nas bases da GOL facilitam a visualização e o manuseio desses materiais. Independentemente se os voos são diretos ou com conexão, os insumos oncológicos são sistematicamente reservados dentro do “booking” de cargas, garantindo que a operação aconteça em todas as etapas do processo sem imprevistos.
Já a Care On Logística coleta o material no hospital em qualquer parte do Brasil, monta toda a logística de transferência dele para São Paulo e transporta para a loja GOLLOG mais adequada. A partir daí, é realizado o rastreio do voo até a chegada em São Paulo, onde novamente coleta o material na base da GOLLOG e o transporta ao laboratório da Invitrocue. Todo este movimento precisa ocorrer em até 24 horas, garantindo assim que as características biológicas da amostra sejam preservadas. Após um diagnóstico de câncer, inicia-se uma corrida contra o tempo, em busca do tratamento mais adequado. Agilidade e uma análise precisa contam muito na hora de avaliar a melhor terapia para o paciente, que, com características únicas, requer um tratamento personalizado. Com esse objetivo, a parceria entre o GOLLOG, Invitrocue Brasil e Care On tem como objetivo viabilizar com rapidez e segurança o acesso ágil aos kits de biópsia de organoides 3D, o teste Onco-PDO (Organoides Derivados do Paciente), para investigação nos laboratórios da Invitrocue em São Paulo.
Em menos de 24 horas após a coleta, as células são cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas e drogas de terapia alvo, numa análise das respostas às variadas terapias. Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o teste Onco-PDO permite que o médico escolha entre 60 drogas para testagem e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos tratamentos testados.
“Podermos transportar um material tão importante e sensível de forma segura e prática nos traz a sensação de contribuição plena às pessoas que estão em tratamento oncológico. O GOLLOG Saúde tem se desdobrado para atingir sua excelência, e a parceria com a Invitrocue e a Care On só nos traz a certeza que estamos cumprindo a nossa missão social perante a população brasileira”, explicou o diretor-executivo da GOLLOG, Rafael Martau.
Deixe seu comentário