TRÊS MAIORES CAMPOS DO BRASIL RESPONDERAM POR MAIS DA METADE DA PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS EM SETEMBRO
Os campos de Lula, Búzios e Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, foram responsáveis por 51,5% da produção brasileira de óleo e gás no mês de setembro, com 1,9 milhão de barris de óleo equivalente por dia. O dado foi apresentado hoje (5) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O balanço mensal divulgado pela agência também destaca que a produção total de petróleo do país foi de aproximadamente 2,927 milhões de barris por dia, uma redução de 2,1% em relação ao mês anterior.
“O principal motivo para a queda na produção foi a parada programada do FPSO Pioneiro de Libra, no campo de Mero”, explicou a agência. A produção de gás também recuou – 129 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d), uma redução de 3,4% ante agosto.
Nesse mesmo ritmo, a produção do pré-sal também sofreu o impacto, totalizando 2,289 milhões de barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 5,7% em relação ao mês anterior. Atualmente, a produção da camada corresponde a 61,2% do total produzido no país.
E amanhã venderão os excedentes da cessão onerosa com poços na área com a maior produção ou índice de produtividade do mundo. Algo como 50 mil barris/dia/poço. E o povo se cala enquanto vendem o seu futuro por míseros US$ 25 bilhões, uma parte ínfima de uma riqueza absoluta e incalculável. Pobre povo brasileiro iludido na sua boa fé pelos vendilhões da pátria que propõem fazer do Brasil um novo Chile. Um Chile cujo povo está na rua protestando contra o que fizeram com ele. Uma maravilha apenas na visão do iluminado (sic., sic., sic.) Paulo Guedes o mágico do… Read more »