TRIBO NAVAJO CONSEGUE A SUSPENSÃO DA PRODUÇÃO DA ENERGY FUELS PORQUE O URÂNIO ERA TRANSPORTADO POR SUAS TERRAS | Petronotícias




faixa - nao remover

TRIBO NAVAJO CONSEGUE A SUSPENSÃO DA PRODUÇÃO DA ENERGY FUELS PORQUE O URÂNIO ERA TRANSPORTADO POR SUAS TERRAS

nucA produtora de urânio dos Estados Unidos, a Energy Fuels, suspendeu voluntariamente o transporte de urânio através das terras Navajo após a Nação indígena contestar a legalidade do transporte. A empresa disse que está trabalhando com a Nação Navajo para encontrar uma resolução. No final do ano passado, a Energy Fuels anunciou que havia iniciado a produção na mina Pinyon Plain, no Arizona, bem como no projeto La Sal, no leste de Utah, com minério dessas minas sendo estocado em sua usina White Mesa, em Utah, para processamento. Para Pinyon Plain, isso envolve o transporte de material por caminhões sobre terras da Nação Navajo. Em 31 de julho, o presidente da Nação Navajo, Buu Nygren, emitiu uma ordem executiva proibindo o transporte de material radioativo por suas terras sem um acordo prévio, citando as leis Navajo sobre o transporte de materiais radioativos na Lei de Proteção de Recursos Naturais dos indígenas  e a Lei de Transporte de Substâncias Radioativas e Relacionadas, Equipamentos, Veículos, Pessoas e Materiais, A ordem durará seis meses. Nygren disse que a ordem foi assinada após a Energy Fuels ter transportado no dia anterior cerca de 50 toneladas de minério de urânio por terras tribais sem fornecer o aviso exigido pela lei.

A Energy Fuels havia informado autoridades federais, estaduais, municipais e tribais mais de 10 dias antes sobre os requisitos legais, segurança, resposta a emergências emark o embarque iminente de minério de urânio, embora sem fornecer uma data específica. O CEO Mark Chalmers disse que a empresa acredita ter as licenças e direitos necessários para as remessas, mas respeita as preocupações da Nação Navajo e suspendeu voluntariamente as remessas. Ambos os lados estão “buscando uma resolução” para seguir em frente, disse ele.

A Energy Fuels e suas empresas predecessoras realizaram carregamentos de urânio nas terras da reserva por muitas décadas até o último carregamento, que ocorreu em 2022, sem um único incidente, disse Chalmers, e trabalharam com membros da nação Navajo, incluindo a organização de visitas às minas e à usina para testemunhar o carregamento e o descarregamento “para que se sentissem confortáveis com esses carregamentos”. De acordo com a apresentação da empresa, cerca de metade dos funcionários da usina de White Mesa são Navajo e nativos americanos.

Uma das razões para as preocupações da Nação Navajo é um “longo legado de problemas de urânio que não têm nada a ver com a Energy Fuels.  A maioria foi criada por acordos de legado com o Governo dos EUA durante a Guerra Fria”, disse ele, mas a empresa estava trabalhando com a Nação Navajo para abordar essas preocupações. “O maior problema é que eles querem transporte seguro de materiais pela nação Navajo, e nós respeitamos. Nós respeitamos completamente que isso tem que ser feito com segurança, e nós fizemos isso ao nuc 1longo do tempo, e planejamos sentar com eles para garantir que seja transportado com segurança.”, disse.

O gabinete de Nygren também destacou o legado das atividades de mineração de urânio da Guerra Fria e disse que o envio de policiais tribais pelo para interceptar os caminhões de transporte de urânio da Energy Fuels ocorreu “por causa de sua prioridade de limpar minas e usinas de urânio abandonadas”. Entre 1944 e 1986, mais de 30 milhões de toneladas de minério de urânio foram extraídas da Nação Navajo para o programa de armas nucleares dos EUA, mas o legado dessas operações — incluindo os impactos da contaminação radioativa sobre os mineiros Navajo e suas famílias — não foi abordado. “A limpeza dessas 500 minas e moinhos de urânio abandonados é uma grande prioridade da minha administração“, disse o presidente Nygren. “É por isso que enviei a polícia da Nação Navajo para bloquear o que eu acho ser o transporte ilegal de minério de urânio pela Nação Navajo. A limpeza deve acontecer primeiro, e o trauma associado à doença prematura e à morte dos legados dela.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of