TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SÓ DEVE ANALISAR DIVIDENDOS DA PETROBRÁS A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA
O grande imbróglio envolvendo o mega pagamento de dividendos da Petrobrás deverá ser tema de análise do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, a Corte só deve debruçar-se sobre o tema a partir da próxima semana. A informação foi revelada hoje (7) pelo presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas (foto). Durante a abertura do Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro (RJ), o ministro explicou que a análise sobre o pagamento dos dividendos não será realizada nesta semana, já que os ministros do tribunal estarão fora de Brasília ao longo de toda a semana para participar do Incosai.
“Lembrando que nesta semana não teremos sessão de julgamento porque estamos no Rio de Janeiro para este evento. A partir da próxima semana nós voltaremos com a vida normal em Brasília e, certamente, se o relator da matéria tiver alguma conclusão, todos vocês saberão”, disse Dantas a jornalistas.
Para lembrar, na última semana, o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou o repasse antecipado de R$ 43,7 bilhões em dividendos para acionistas entre dezembro e janeiro. Depois do anúncio feito pela petroleira, o Ministério Público que atua junto ao TCU (MP-TCU) pediu a suspensão imediata do pagamento. O MP-TCU pede que o tribunal avalie se o valor a ser transferido para os acionistas é compatível com o fluxo de caixa da petroleira.
Em reportagem publicada hoje pelo jornal “Valor Econômico”, o ministro Augusto Nardes, relator do processo, declarou que os técnicos responsáveis pela análise encaminharão o relatório final sobre o tema nos próximos dias. No entanto, em análise preliminar, a área técnica do tribunal disse que não encontrou irregularidades na distribuição de dividendos proposta pela Petrobrás.
Deixe seu comentário