TRUMP DEIXA RECADO A LULA E AO BRICS E DIZ QUE BRASIL E AMÉRICA LATINA DEPENDEM DOS ESTADOS UNIDOS
Durante ato de assinatura de uma série de decretos em seu primeiro dia de governo, o presidente Donald Trump comentou sobre o futuro da relação com o presidente Lula e com o Brasil. Foi uma declaração sucinta, mas que deixa muitas mensagens bem claras sobre a postura que Trump terá à frente do governo americano. Durante a assinatura dos decretos no Salão Oval da Casa Branca, na noite desta segunda-feira (20), Trump foi questionado por uma jornalista como seria a relação dele com o Brasil e demais países da América Latina.
O presidente recém-empossado diz que espera que as conversas essas nações sejam “ótimas” e emendou: “Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Todos precisam de nós”. Trump também comentou sobre o plano dos países do BRICS de usar moedas locais para facilitar o comércio dentro do grupo. “Não há como fazer isso, vão desistir“, disparou o presidente americano. Atualmente, o Brasil preside o BRICS. Em dezembro, Trump já havia ameaçado taxar em 100% os países do grupo caso avancem com a ideia de criar uma nova moeda ou apoiar outra substituta ao dólar.
Mais cedo, o presidente Lula declarou durante uma reunião ministerial, em Brasília, que torce para que Donald Trump faça uma gestão profícua. “Da nossa parte, não queremos briga, nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, harmonia, ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante, não a desavença, não a encrenca“, declarou Lula.
Deixe seu comentário