faixa - nao remover

TRUMP INDICA PRESIDENTE DA EXXON PARA SECRETARIA DE ESTADO DOS EUA

rex tillersonOs altos cargos políticos dos Estados Unidos frequentemente são tomados por nomes fortes da indústria de petróleo e o novo presidente eleito, Donald Trump, aproveitou-se desse hábito para indicar seu secretário de Estado. Trata-se de Rex Tillerson, presidente da gigante ExxonMobil, de 64 anos, que já chega sob críticas, por ter relações próximas com o presidente russo Vladimir Putin.

A nomeação criou uma espécie de racha dentro do próprio partido Republicano, já que uns gostaram do nome, enquanto outros o reprovaram. Para líderes do partido como o ex-secretário de Estado James Baker, a ex-secretária de Estado Condoleeza Rice e o ex-secretário de Defesa Robert Gates, a indicação foi positiva, enquanto que representantes do partido no Senado americano se manifestaram contra o anúncio, ameaçando inclusive vetar o executivo para a secretaria.

Tillerson, que em 2013 recebeu das mãos de Putin uma honra de Estado da Rússia, a Ordem da Amizade, por conta de seu trabalho pelo “fortalecimento na cooperação no setor de energia”, terá muitos desafios para comandar as relações internacionais do país, já que um dos grandes problemas da relação entre Rússia e EUA são as sanções econômicas impostas depois da intervenção de Moscou na Ucrânia e a ocupação da Crimeia.

Já para Trump, sua decisão marca um passo para que “os americanos voltem a ter um líder de classe mundial trabalhando para eles”, representando a “encarnação do sonho americano”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of