TUBO DA PETROBRÁS AFUNDA NO CAMPO DE RONCADOR
Um tubo de aço se desligou de estrutura que o conectava a P-55, no campo de Roncador, durante o processo de lançamento do primeiro oleoduto definitivo de escoamento de petróleo da plataforma.
O incidente ocorreu no dia 16 do mês passado, mas o fato só foi divulgado nesta semana pela Petrobrás. Os dutos danificados foram substituídos por novos tubos, adquiridos para o lançamento do segundo oleoduto da P-55. “Novos dutos estão em processo de aquisição para reporem aqueles que estavam destinados ao segundo oleoduto”, explicou a estatal.
O tubo de 2,3 quilômetros era operado pela companhia italiana Saipem SpA e foi construído para ligar a P-55 a um oleoduto no fundo do mar. O equipamento, de liga de metal de alta qualidade, afundou cerca de 1.800 metros e ficou totalmente destruído.
“É importante destacar que não há impacto na produção do campo de Roncador. A plataforma P-55 entrou em operação em dezembro de 2013 e todos os poços do sistema entrarão em produção ainda em 2014”, disse a companhia em nota.
São mais de U$2 milhões de dolares que se foram na incompetencia e pessima admnistração dos recursos voltados a prospeção petrolifera da Petrobrás com relação as empresas que prestam serviços de engenharia.