TÚNEL DO OLEODUTO DA LINHA SOB O LAGO DE MICHIGAN RECEBE APROVAÇÃO DA COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
ORLANDO – POR FABIANA ROCHA – Os reguladores de Michigan deram luz verde ao túnel da Enbridge sob o Lago de Michigan para construir o oleoduto da Linha 5. Será uma artéria importante na rede que abastece Michigan, Ontário e Quebec com produtos petrolíferos essenciais e eliminou um obstáculo crítico para continuar as operações. Em Dezembro, a Comissão de Serviço Público do Michigan aprovou um projeto de 500 milhões de dólares para substituir cerca de sete quilômetros do atual gasoduto da Linha 5 submerso no Estreito de Mackinac por um novo gasoduto alojado num túnel muito abaixo do leito do lago, cerca de 70 metros. Jason Hayes, diretor de política ambiental do Centro Mackinac de Políticas Públicas, disse que “A comissão reconheceu a realidade, que é que o público precisa do túnel da Linha 5 e dos produtos que ele transporta. É assim que deveria funcionar, embora tenha demorado mais de três anos para chegar lá.”
O gasoduto Enbridge Line 5 existente opera desde 1953. Ele movimenta até 87 milhões de litros de petróleo bruto e produtos de gás natural para uso diário entre Superior, Wisconsin e Michigan, Ohio, Ontário e Quebec. Scott Archer, agente comercial de um sindicato local que representa instaladores de tubulações e soldadores que trabalham em refinarias e instalações petroquímicas em Sarnia, Ontário, disse que “A pessoa comum nem sempre entende o quão crucial isso é. Fazemos isso em Sarnia. A Linha 5 é a tábua de salvação para Ontário e também fornece matéria-prima para refinarias em Quebec. Todas as nossas refinarias recebem dele matéria-prima. É o que fornece combustível para veículos de transporte privado e público. Os caminhões e as ferrovias dependem disso. Nossa indústria agrícola utiliza-o para secar colheitas.”
Os 1.600 membros do sindicato entendem que a operação contínua da Linha 5 não afeta apenas eles ou suas famílias, disse Archer. “É realmente toda a região. Temos 70 mil pessoas que vivem nesta cidade e quase todas dependem da Linha 5 para alimentar as suas famílias e manter um teto sobre as suas cabeças.” A aprovação do projeto tem o mesmo significado em Michigan e Ohio, onde a rede Enbridge fornece refinarias em Detroit e Toledo, bem como propano em toda a região. Michigan usa mais propano nos Estados Unidos. Cerca de 55% do propano que aquece as casas e cozinha os alimentos no estado passa pela Linha 5 e vem de Sarnia. Metade do combustível de aviação usado no Aeroporto Internacional de Detroit vem da matéria-prima da Linha 5. O projeto do túnel precisará ainda da aprovação do Corpo de Engenheiros do Exército em nível federal antes que Enbridge possa iniciar a construção. O Corpo do Exército está concluindo sua avaliação de impacto ambiental.
A procuradora-geral do Michigan, Dana Nessel, também continua a com ações judiciais num esforço para encerrar a Linha 5, mas Jason Hayes, acredita que “ a decisão da comissão ainda é uma grande vitória. Ela reconhece a realidade das pessoas comuns em Michigan e Ontário, que precisam de combustíveis fósseis e dos produtos feitos a partir deles em suas vidas cotidianas agora. Não faz sentido opor-se a um projeto que visa tornar mais seguro o seu transporte.” Enquanto a Liderroll, empresa que detém a tecnologia de lançamentos de dutos em túneis, já testadas e aprovadas (duas vezes aí no Brasil), está na expectativa de ser chamada para continuar as conversações com os engenheiros da Enbridge, como diz Paulo Fernandes (foto à direita), presidente da empresa brasileira: “Olha, toda pressão agora está sob os ombros dos engenheiros do Exército que estão concluindo o projeto ambiental. Claro que os canadenses redobraram suas preocupações em relação ao tráfego de embarcações para que não haja novamente o incidente que iniciou toda esta discussão. Até onde sei, os dutos estão intactos, mas já estão lá há mais de 70 anos. O túnel e o lançamento deste duto de 36 polegadas com a possibilidade de se ter outras linhas, exigirá uma engenhosidade de nossa equipe, porque haverá um grande declive e depois um grande aclive, visto que o túnel ficará a 70 metros do nível do mar. Mas a Liderroll já desenvolveu outras tecnologias de apoio para usarmos em lançamento de tubulações em shafts e até mesmo em grande aclives e declives de uma montanha. Estamos aguardando apenas o sinal da Enbridge.”
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