TURQUIA NÃO ENCONTRA NENHUM DANO NA ESTRUTURA DE SUA USINA NUCLEAR EM CONSTRUÇÃO, APESAR DO GRAVE TERREMOTO
Felizmente não houve relatos de danos à usina nuclear de Akkuyu depois que dois grandes terremotos atingiram a Turquia, matando centenas de pessoas. Mas as verificações de segurança continuam na usina, que está atualmente em construção. “Tremores secundários de cerca de 3,0 graus foram sentidos aqui no local de Akkuyu NPP, mas nossos especialistas não detectaram nenhum dano a estruturas de construção, guindastes, equipamentos. No entanto, estamos realizando extensas medidas de diagnóstico para garantir que as operações de construção e instalação possam continuar com segurança“, disse a CEO da JSC Akkuyu Nuclear Anastasia Zoteeva (foto abaixo, à direita).
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) escreveu em sua conta oficial no Twitter que “Até agora, nenhum impacto de terremotos na segurança e proteção nuclear em Türkiye, disse sua Autoridade Reguladora Nuclear à AIEA“. O tweet da agência acrescentou que “nenhum problema até agora relacionado à segurança radiológica e de fontes radioativas, e a usina nuclear em construção do país não foi afetada”. O terremoto de magnitude 7,8 ocorreu perto de Gaziantep por volta das 04h30, horário local. Foi relatado como o maior terremoto a atingir o país em oito décadas. Havia 2.300 mortes confirmadas na Turquia e na Síria, com muitos feridos ou desaparecidos. A usina nuclear de Akkuyu está sendo construída cerca de 430 quilômetros a oeste do epicentro do terremoto.
A fábrica de Akkuyu, na província de Mersin, no sul, é a primeira da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200. A construção da primeira unidade começou em 2018, com início previsto para 2023. Espera-se que a usina de 4.800 MWe atenda cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia. Os reatores nucleares são projetados para suportar riscos naturais, como terremotos. A usina de Akkuyu foi projetada com medidas adicionais de proteção contra terremotos.
Um documento informativo da Associação Nuclear Mundial sobre usinas nucleares e terremotos diz que reatores de design ocidental e soviético foram submetidos a grandes atividades sísmicas na América do Norte e na Europa sem danos. Os reatores de energia da Califórnia, San Onofre 2 e 3 e Diablo Canyon 1 e 2, continuaram a operar normalmente durante o terremoto de magnitude 6,6 em janeiro de 1994. San Onofre, a estação mais próxima, estava a cerca de 112 km do epicentro.
“Em dezembro de 1988, um terremoto de magnitude 6,9, resultando na morte de pelo menos 25.000 pessoas, ocorreu no noroeste da Armênia. Foi sentido na usina nuclear armênia de duas unidades localizada a aproximadamente 75 km ao sul do epicentro, mas ambos os PWRs projetados pelos soviéticos operaram normalmente e nenhum dano foi relatado. Esta foi a primeira usina nuclear russa especificamente adaptada para áreas sísmicas e começou a operar em 1976”, acrescentou a Associação Nuclear Mundial.
Deixe seu comentário