TVEL E AS ESPANHOLAS ENUSA, ENSA E IDOM FAZEM ACORDO PARA DESCOMISSIONAR E DESMANTELAR INSTALAÇÕES NUCLEARES
A russa TVEL JSC e as empresas espanholas ENUSA, ENSA e IDOM assinaram o Memorando de Entendimento para o desenvolvimento da cooperação para descomissionar e desmantelar instalações nucleares, além de gerenciar resíduos nucleares e realizar serviços de engenharia. Assinaram também o roteiro para o desenvolvimento de vários projetos a curto prazo. Dmitry Bazhenov, diretor de desenvolvimento global da TVEL, Roberto González, diretor de desenvolvimento de negócios e tecnologia da ENUSA, Mariano Rodríguez, gerente de desenvolvimento de negócios e comercial da ENSA e María Vega, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do IDOM, participaram da cerimônia e assinaram o memorando.
Depois do evento, Dmitry Bazhenov disse: “O descomissionamento e desmantelamento de instalações nucleares, gerenciamento de resíduos radioativos e combustível usado, além de resolver questões relevantes de segurança contra radiação, representam uma tarefa desafiadora, tanto do ponto de vista ambiental, que está totalmente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e em termos de crescente mercado de descomissionamento que, de acordo com as previsões atuais, poderá exceder 100 bilhões de euros até 2030. As empresas da TVEL Fuel Company já adquiriram uma vasta experiência na realização de projetos complexos de alta tecnologia. Por meio da compreensão desses conhecimentos e referências positivas em uma entidade integradora, somos capazes de agir como um subcontratado universal. A criação de alianças com nossos parceiros no exterior nos permitiria não apenas aprimorar nossas competências, mas também trabalhar no mercado externo de maneira mais eficiente.”
Para conhecer melhor, a TVEL Fuel Company é uma subsidiária da Rosatom que incorpora empresas para a fabricação de combustível nuclear, conversão e enriquecimento de urânio, produção de centrífugas a gás e organizações de pesquisa e design. É o único fornecedor de combustível nuclear para usinas nucleares russas. A TVEL Fuel Company fornece combustível nuclear para 73 reatores de potência em 13 países em todo o mundo, reatores de pesquisa em oito países e reatores de transporte da frota nuclear russa.
A ENUSA é uma empresa estatal espanhola cujas principais atividades incluem gerenciamento de cadeias de suprimento de urânio enriquecido, projeto, fabricação e fornecimento de combustível para centrais nucleares na Espanha e no exterior, serviços de engenharia de todos os tipos relacionados ao gerenciamento e otimização do uso de combustível no reator e a prestação de serviços de combustível nas áreas de atividades de inspeção, reparo, manuseio fresco e irradiado. A empresa fornece suporte para usinas nucleares e também lida com o transporte de materiais nucleares e radioativos por meio de sua subsidiária ETSA.
A ENSA é uma empresa estatal espanhola para a fabricação de grandes componentes do programa nuclear do país. Em 1980, a divisão de serviços da empresa foi criada para gerenciar combustível nuclear gasto, manutenção, descontaminação e desativação. A ENSA também projeta e produz contêineres e racks para descarte e transporte de combustível.
A IDOM é uma empresa multinacional independente, com sede na Espanha, que presta serviços profissionais em engenharia, consultoria e arquitetura. Sua história abrange mais de 60 anos. A empresa possui escritórios em 45 países e um portfólio de projetos realizados em outros 125. No setor nuclear, o IDOM abrange a maioria das atividades de engenharia industrial e tecnológica relacionadas às instalações nucleares, além de gerenciar as atividades de fissão e fusão e o ciclo do combustível nuclear.
Deixe seu comentário