faixa - nao remover

UCRÂNIA ASSINA ACORDO PARA QUE A HOLTEC CONSTRUA ATÉ 20 REATORES NUCLARES MODULARES NO PAÍS

1Até 20 usinas Holtec SMR-160 serão construídas na Ucrânia sob um acordo de cooperação assinado entre a Holtec International e a operadora nuclear nacional ucraniana Energoatom. O acordo prevê que a primeira usina comece a fornecer energia até março de 2029. O acordo foi assinado no final da última semana pelo presidente da Energoatom, Petro Kotin, em Kiev, e pelo CEO da Holtec, Kris Singh, em Camden, Nova Jersey, EUA. A cerimônia também contou com a presença do ministro da Energia da Ucrânia, Herman Galushchenko, e do vice-presidente de operações da Holtec International na Ucrânia, Riaz Avan.

O acordo de cooperação prevê a implementação do primeiro Projeto Piloto SMR-160 com o objetivo de atingir potência mínima controlada do reator e conexão à rede até março de 2029, disse a Holtec. “O acordo de cooperação contempla ainda a Energoatom e a Holtec desenvolvendo em conjunto um plano de execução eficiente para uma construção acelerada e comissionamento de até 20 plantas SMR-160 adicionais na Ucrânia e para estabelecer uma instalação de fabricação no país para localizar a produção de uma variedade de equipamentos necessário para construir reatores SMR-160”.

O acordo prevê a criação de um escritório de projeto conjunto para iniciar o trabalho necessário para o licenciamento e implantação dos SMR-160s da Holtec em toda a Ucrânia, com foco em antigos locais de geração de carvão. A Energoatom observou que o escritório contará com “não apenas representantes da Energoatom e da Holtec International, mas também da Comissão Reguladora de Energia Atômica do Estado, do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Nuclear da Ucrânia, do Ministério de Energia da Ucrânia e de empresas de renome mundial Mitsubishi, Hyundai e outros”.

A construção de pequenos reatores modulares (SMRs) na Ucrânia não apenas contribuiria para o fortalecimento da segurança energética do país, mas também permitiria a substituição de usinas termelétricas destruídas por ataques russos e o alcance das metas de descarbonização”, disse Galushchenko. “Planejamos uma substituição completa da geração térmica. A melhor maneira de substituir o carvão é com pequenos reatores modulares. Os SMRs são uma tecnologia poderosa que também nos permitiria descentralizar a geração”.

“O acordo de cooperação entre Energoatom e Holtec International assinado hoje para implantação de SMR-160s é baseado em duas décadas de cooperação bem-sucedida demonstrada entre as duas empresas”, disse Kotin.

2Este acordo de cooperação levará ao desenvolvimento econômico, criação de empregos, estabelecimento de modernas instalações de fabricação, instalações de treinamento, P&D e, assim, ajudará a Ucrânia a emergir como o centro regional da tecnologia de reator nuclear da Holtec. Além disso, o acordo de cooperação desempenhará um papel importante no reforço da segurança energética da Ucrânia e no avanço das metas de descarbonização, independência energética e diversificação do nosso país”.

O SMR de fábrica de 160 MWe da Holtec usa combustível de urânio de baixo enriquecimento. O núcleo do reator e todos os componentes do sistema de fornecimento de vapor nuclear estariam localizados no subsolo, e o projeto incorpora uma riqueza de recursos, incluindo um sistema de resfriamento passivo que seria capaz de operar indefinidamente após o desligamento. Nenhum componente ativo, como bombas, é necessário para operar o reator, que não precisa de energia local ou externa para desligar e dissipar o calor de decaimento.

Este acordo busca fortalecer o relacionamento de décadas entre a Ucrânia e a Holtec para fornecer soluções de energia limpa para a nação e estabelecer um caminho para um futuro de energia verde para a Ucrânia na era pós-agressão russa”, disse Holtec.

Em março de 2018, um memorando de entendimento foi assinado entre a Holtec e a Energoatom visando a adoção pela Ucrânia da tecnologia SMR da Holtec com o país se tornando um centro de fabricação de componentes do reator SMR-160. O MoU incluiu o licenciamento e construção de reatores SMR-160 na Ucrânia, bem como a localização parcial de componentes SMR-160. O centro de fabricação ucraniano deve espelhar as capacidades da fábrica avançada da Holtec em Camden e será uma das quatro fábricas que a Holtec planeja construir em locais distribuídos em todo o mundo até meados da década de 2020.

Em junho de 2019, a Holtec, a Energoatom e o Centro Científico e Tecnológico do Estado da Ucrânia firmaram formalmente uma parceria para avançar o SMR-160 para implantação na Ucrânia. Os sócios ratificaram a criação de uma parceria consorciada que uniu as três empresas em um empreendimento cooperativo para avançar na implantação do pequeno reator modular SMR-160 no país. O consórcio é uma empresa dos EUA registrada em Delaware com cada uma das três partes possuindo ações alocadas. Seu centro de operação de tecnologia será baseado em Kiev, na Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of