UFES INAUGURA NÚCLEO DE COMPETÊNCIAS QUÍMICAS DO PETRÓLEO COM A PETROBRÁS
A Universidade Federal do Espírito Santo inaugurou as novas instalações, com investimento da Petrobrás, no setor químico petrolífero. Trata-se de um laboratório hiper-equipado para atender a demanda de pesquisas e estudos relacionados ao setor. O Núcleo de Competências em Química do Petróleo, ou NCPQ, recebeu investimento de R$ 31 milhões da estatal e abrigará dois projetos de pesquisa com a Petrobrás.
Segundo o gerente geral da Petrobrás no Espírito Santo, Luiz Robério, o laboratório é o maior centro de pesquisa instalado em uma universidade brasileira. O núcleo possui 24 laboratórios de apoio às atividades da Unidade de Operações da estatal no Estado que é o segundo maior produtor de petróleo do país. Ele vai atender as análises químicas de óleos brutos, estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, além de possibilitar pesquisas geológicas de elevação e escoamento.
Quanto aos dois projetos conduzidos no NCPQ pela Petrobrás, Luiz Robério informou que serão destinados ao desenvolvimento de novas técnicas de caracterização de petróleo para Exploração e Produção e uma análise do comportamento de perfil de velocidades para medição de gás de flare.
Outra novidade do núcleo é um aparelho alemão de Espectrometria Atômica, que identifica os compostos orgânicos do petróleo e monitora a qualidade do petróleo, além do sistema de destilação para Ponto de Ebulição Verdadeiro que funciona como uma mini-rrefinaria fracionando o petróleo bruto em vários compostos.
Além da diretoria da Petrobrás no Espírito Santo, estiveram presentes na inauguração do núcleo o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, o secretário de Desenvolvimento do Governo, Márcio Felix e o reitor da UFES, entre outros.
Deixe seu comentário