UFRJ E FÁBRICA CARIOCA DE CATALISADORES INAUGURAM UNIDADE PROTÓTIPO DE FABRICAÇÃO
Estreitando ainda mais os laços de integração em pesquisa, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.), inauguraram nesta quinta-feira (22), no campus da universidade, na Ilha do Fundão, a Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat). A unidade será utilizada na pesquisa de novas tecnologias para preparo de catalisadores e outros componentes.
Único país latinoamericano a produzir catalisadores de craqueamento catalítico fluido (FCC), para a transformação de petróleo pesado em derivados leves, o Brasil possui oferta de insumos para a produção dos catalisadores através das refinarias da Petrobrás. A estatal, que também irá passar a produzir, em breve, catalisadores fundamentais para adequar os seus combustíveis ao meio ambiente, já possui um projeto de pesquisa junto ao Procat.
O estudo realizado pelo Procat e pela Petrobrás trabalha com três linhas de pesquisa, uma sobre os catalisadores FCC, outra sobre catalisadores para a área de polímeros, e finalmente catalisadores para abatimento de emissões de CO² em processos industriais. O Procat, que irá representar uma ponte entre estudos e produção industrial, teve um investimento de R$ 27 milhões, contando com 1,6 mil m² de área construída, todos os equipamentos de ponta e a capacidade de produzir 100 quilos diários de catalisadores.
Dear Manager Hi,really appreciate you sirs for reading our messages. We are with Hejia group,which is a conglomerate for manufacturing high quality Zeolite Molecular Sieves. And we had finished our expansion plan in June 2012. Currently our new capacity is: ZSM-5:1200MT/Y. Beta: 800MT/Y Mordenite: 300MT/Y Sapo-11/34: 300MT/Y MCM: 200MT/Y We reduced the capacity of Mordenite, at the same time we built new equipment for new products–Sapo and MCM cause market required. About ZSM-5, actually, we make a lot of SAR:20-40, little of SAR:50-300 even much higher. Beta, our normal products are SAR: 18-40. We can make SAR:100-200, even higher. Crystallinity… Read more »