Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

ÚLTIMA PARTE DO SUBMARINO HUMAITÁ ENTRA NA FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO PARA SER LANÇADO EM 2020

ddssO projeto dos submarinos brasileiros está andamento está avançando. Esta semana aconteceu a transferência das últimas seções do Submarino Humaitá (S-41), da fábrica para o estaleiro, dando início a fase final de preparação para a união final de todas seções, formando o casco resistente da embarcação. A transferência foi entre a Unidade de Fabricação das Estruturas Metálicas (UFEM), na Nuclep, para o Estaleiro de Construção, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. É o segundo dos quatro submarinos que o Brasil está fazendo com a experiência francesa.  As seções 3 e 4 representam a parte avançada  do submarino, abrigando importantes elementos como a sala de controle, mastros, periscópio e os tubos de lançamento de torpedos, entre outros equipamentos de navegação. Juntas, as seções pesam mais de 440 toneladas e têm aproximadamente 30 metros de comprimento. Ao final da fabricação, o Humaitá (S 41) terá 72 metros de comprimento e irá deslocar aproximadamente 2 mil toneladas, tendo sua previsão de entrega para o segundo semestre de 2020. A Marinha do Brasil transferiu no dia 25 de abril deste ano a primeira seção do segundo dos quatro submarinos da Classe Humaitá  do programa de construção do Prosub. No Estaleiro, a primeira seção está recebendo sensores e equipamentos e será unida às demais seções do submarino, que serão transferidas agora.

Para lembrar, o primeiro dos quatro submarinos que estão sendo construídos simultaneamente na Unidade de Fabricação de Estruturas foi transportado em janeiro de 2018 para o EBN – Estaleiro e Base Naval da Marinha, em Itaguaí,  foi lançado ao mar, em junho do ano passado. O submarino está passando por uma série de testes até ghffdfser liberado para compor a frota brasileira. Esses  testes de mar tem por objetivo aferir e certificar os seus sensores, sistemas de combate, etc. O Riachuelo executa, por exemplo, teste de profundidade máxima e lançamento de torpedos.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) prevê a construção de 4 submarinos convencionais S-BR, derivados dos submarinos franceses classe Scorpéne, cujo projeto foi desenvolvido pela empresa estatal francesa DCNS, e  construído sob a fiscalização da Marinha do Brasil. Depois do Riachuelo, virão o Humaitá (S-41) em 2020, o Tonelero (S-42) em 2021 e o Angostura (S-43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários