UM BRASILEIRO FOI ELEITO PELA PRIMEIRA VEZ PARA A PRESIDÊNCIA DO INTERNATIONAL NUCLEAR SOCIETY COUNCIL | Petronotícias




faixa - nao remover

UM BRASILEIRO FOI ELEITO PELA PRIMEIRA VEZ PARA A PRESIDÊNCIA DO INTERNATIONAL NUCLEAR SOCIETY COUNCIL

orpetUm brasileiro vai assumir a presidência do International Nuclear Society Council (INSC), escolhido por uma eleição entre seus pares: Orpet Peixoto. É um marco significativo para a comunidade nuclear internacional. Ele é um respeitado especialista em energia nuclear e Vice-Presidente do Conselho Curador da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). Esta informação será anunciada durante a Assembleia geral do INSC, que reúne representantes das principais sociedades nucleares de todo o mundo a ser realizada durante a 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, em setembro. O INSC é uma coalizão global de sociedades nucleares, desempenha um papel crucial na promoção da colaboração internacional, disseminação de conhecimento e defesa de questões relacionadas à energia nuclear e segurança.

Em sua primeira declaração, Orpet Peixoto disse que é uma grande responsabilidade assumir a presidência de uma instituição tão importante como o INSC. “Esta organização reúne as principais sociedades nucleares de todo o mundo, incluindo representantes da American Nuclear Society, da European Nuclear Society, do Japão e de muitas outras sociedades de diversos países. Através do INSC, podemos discutir e tomar posições sobre assuntos nucleares vitais, como segurança em operações de processos nucleares, desafios de descarte de materiais e promoção da energia nuclear para fins pacíficos”, declarou.

Ele destacou ainda a  relevância de um líder brasileiro no INSC, sublinhando o papel do conselho na abordagem de questões nucleares globais: “A energia nuclear é uma questão global, e é crucial que todas as vozes sejam ouvidas. O Brasil tem uma longa tradição de excelência em pesquisa e desenvolvimento nuclear, e esta é uma oportunidade para contribuir ainda mais para a comunidade internacional.” Entre as responsabilidades de Orpet Peixoto no cargo de presidente do INSC, destaca-se a organização de reuniões plenárias, onde líderes e especialistas do campo nuclear discutem temas prementes e estabelecem posições sobre questões críticas. A primeira reunião plenária durante o seu mandato está programada para junho de 2024. Seus planos são ambiciosos e pretende realizar esse evento aqui no Brasil. “Como presidente do INSC, pretendo promover a colaboração internacional, apoiar os usos pacíficos da energia nuclear e garantir que as preocupações e perspectivas de todas as nações sejam consideradas. Estou entusiasmado com a oportunidade de liderar o conselho e contribuir para um futuro nuclear seguro e sustentável“, acrescentou.

O presidente da ABDAN, Celso Cunha (foto à esquerda), que vem lutando para ampliar o Programa Nuclear Brasileiro, reunindo as grandes empresas do segmento de energia e dacelso-cunha-e1638558322232 medicina nuclear e todas as responsabilidades do setor, gostou da eleição de Orpet:  “É uma satisfação imensa para todos nós da comunidade nuclear. Para o Brasil, é mostrar que estamos bem posicionados, com respeito da comunidade interacional em relação ao trabalho que desenvolvemos aqui. E a ABDAN neste aspecto, mostra-se um associação firme e participante. Por isso, com essa nomeação significativa, o Dr. Orpet Peixoto traz sua expertise e liderança para uma plataforma global, destacando o papel crucial do Brasil no cenário nuclear internacional e reforçando o compromisso com a segurança e o progresso na utilização da energia nuclear”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of