UM DOS REATORES DA USINA SUECA RINGHALS ENCERRA SUAS ATIVIDADES DEPOIS DE 44 ANOS
A unidade 2 da usina nuclear de Ringhals, na Suécia, encerrou suas atividades definitivamente depois de 44 anos de operação e 215 TWh de geração. A Unidade 1 da usina sueca está programada para fechar no próximo ano. A Utility Vattenfall disse no início que o desligamento final do reator de água pressurizada 807 MWe (PWR) começou em setembro, quando entrou em uma fase chamada ‘costa abaixo’. Isso significa que a produção do reator cai à medida que a energia do combustível diminui. A empresa havia informado que “em novembro, a produção caiu para menos de 50% e uma das turbinas foi retirada de operação. Em 30 de dezembro, a outra turbina também será desligada e a geração de eletricidade cessará.”
Conforme programado, a segunda turbina em Ringhals 2 foi interrompida no último dia de 2019, marcando o fim da operação da unidade: “Tudo correu conforme o planejado e a fábrica foi desativada de maneira calma e profissional pelos funcionários da sala de controle”, afirmou Vattenfall. “O turno da noite teve a honra de operar na noite passada e o comemoramos com um pouco de bolhas não alcoólicas”, disse o gerente de produção da Ringhals, Sven-Anders Andersson. “Comemoramos que, na verdade, conseguimos produzir energia livre de fósseis aqui por 44 anos. Mas também que conseguimos operar o reator desde a decisão de fechar até hoje”.
A Vattenfall anunciou em outubro de 2015 que o Ringhals 2 seria desativada pois “não seria possível continuar a operação de nenhum dos dois reatores, por razões econômicas e práticas. É com um pouco de tristeza e muito orgulho no coração que fechamos o Ringhals 2, que por mais de quatro décadas contribuiu para o crescimento e o ambiente do país com sua eletricidade livre de fósseis”, disse Björn Linde, CEO da Ringhals. As duas unidades PWR mais novas e maiores, Ringhals 3 e 4, permanecerão em operação até 2041 e 2043 sob os planos atuais.
Deixe seu comentário