UM SUPERNAVIO DA MSC INAUGURA UMA NOVA BAHIA-ÁSIA A PARTIR DO TECON DE SALVADOR LIGANDO AO EXTREMO ORIENTE | Petronotícias




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UM SUPERNAVIO DA MSC INAUGURA UMA NOVA BAHIA-ÁSIA A PARTIR DO TECON DE SALVADOR LIGANDO AO EXTREMO ORIENTE

tecccO Supernavio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e calado de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres, inaugura uma nova rota regular da Bahia para a Ásia e aporta no Tecon de Salvador, com uma operação realizada pela Wilson Sons.  É o primeiro navio desta classe a navegar as águas da Baía de Todos-os-Santos. Ele demandou a movimentação de 700 contêineres no total. A empresa proprietária do navio, a MSC, disse que “a operação do MSC Orion demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro.” A operação realizada faz parte da rota direta com a Ásia, serviço iniciado este mês e que terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente. n Esta  nova rota marítima permitirá que o Norte e o Nordeste do País se conectem de forma mais eficiente com estas regiões e permitirá que o Centro-Oeste e Sudeste encontrem alternativas aos gargalos logístico,  inerentes à cadeia de suprimentos atual.  Entre os principais segmentos da exportação que poderão se beneficiar desta linha direta, estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos. O Tecon de Salvador passa a ser um grande concorrente para os portos de Santos, Rio e Paranaguá.

 Em seu comunicado, a MSC diz que “Estamos muito orgulhosos em oferecer ao mercado nacional um serviço que fornece escalas diretas entre a Ásia enavio o Nordeste brasileiro. Este lançamento reitera nosso compromisso em oferecer capacidade de transporte que irá impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro e fortalece a nossa convicção no grande potencial que a Região Nordeste já possui. O Porto de Salvador foi o segundo do Brasil a receber a autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366m, ainda em 2018, se antecipando às mudanças que as principais rotas mundiais já apresentavam e que logo chegariam ao País, demandando maior eficiência operacional dos terminais brasileiros.

Na análise de  Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, este ano, o Banco Mundial e a S&P Global Market Intelligence mostraram o Tecon Salvador como o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, na categoria até 500 mil tercTEUs, como resultado de uma pesquisa feita com os donos dos navios sobre eficiência no atendimento. “Somado a este importante reconhecimento, entramos na rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando e que favorece uma extensa cadeia de produtores, indústrias de variados segmentos, dentro e fora da Bahia.” Os investimentos empregados pela Wilson Sons no terminal, iniciados no ano 2000, já ultrapassam R$ 1 bilhão, culminando na recente duplicação de cais, aumento da profundidade do calado para 16 metros, ampliação de retroárea para armazenamento das cargas, adoção de novas tecnologias, aquisição de maquinários elétricos equivalentes aos utilizados nos portos mais modernos no mundo e em treinamento de equipes operacionais. “Diante das mudanças do mercado, com o trânsito de uma classe de navios cada vez maiores, tínhamos que estar preparados para garantir a manutenção das rotas e atrair novas, como o que está sendo feito agora com o continente asiático“, concluiu Lourenço.

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