UMA BOA PARTE DA FROTA DE AVIÕES DA EMIRATES JA ESTÁ VOANDO COM COMBUSTÍVEL SAF FORNECIDO PELA SHELL | Petronotícias




faixa - nao remover

UMA BOA PARTE DA FROTA DE AVIÕES DA EMIRATES JA ESTÁ VOANDO COM COMBUSTÍVEL SAF FORNECIDO PELA SHELL

aviaoA Emirates já tem os primeiros aviões operados com combustível sustentável de aviação (SAF) fornecido pela Shell Aviation. As aeronaves  decolaram do aeroporto internacional de Dubai. O voo EK 412 da Emirates com destino a Sydney foi um dos primeiros a operar com SAF. A Shell forneceu 315 mil galões de SAF misturado para uso no hub da companhia aérea em Dubai. Com este primeiro fornecimento de SAF, a Emirates realizou uma série de missões ao longo das últimas semanas. O SAF misturado fornecido pela Shell ao sistema de abastecimento do aeroporto de Dubai era composto por uma proporção de 40% de SAF puro e 60% de combustível convencional Jet A-1. As características químicas nesta proporção são idênticas às do combustível de aviação convencional.  Por isso, o SAF misturado pode ser perfeitamente integrado à infraestrutura de combustível atual do aeroporto e utilizado nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações. Na sua forma pura, o SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 80%  ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional. A Emirates também tem monitorado a entrega, o uso e os benefícios ambientais do SAF por meio da plataforma Avelia, a solução sobre SAF alimentada por blockchain da Shell Aviation.

timTim Clark, presidente da Emirates Airline, falou sobre a sua satisfação com essa evolução na companhia: “Estamos avançando com medidas proativas para permitir voos mais sustentáveis agora e no futuro. O fornecimento de combustível para voos a partir do nosso hub em Dubai é apenas uma das medidas que adotamos para reduzir as emissões e ajudar de forma concreta os nossos clientes a minimizar sua própria pegada de carbono. Ainda temos um longo caminho pela frente e esperamos que nossa parceria com a Shell Aviation inspire mais produtores a resolver as lacunas do fornecimento e tornar o SAF prontamente disponível nos principais hubs como Dubai, além de outros centros da nossa rede“.

shellJan Toschka, presidente da Shell Aviation lembrou que a Emirates e a Shell possuem um longo histórico de colaboração. “Por isso, estamos animados para continuar esta jornada juntos e permitir o uso de SAF nos Emirados Árabes Unidos. Este primeiro fornecimento de SAF para a Emirates em Dubai é um exemplo do que pode ser alcançado com a união de diferentes elos da cadeia de valor da aviação. Nossa esperança é que este marco inspire novos avanços na adoção de SAF em todo o setor da aviação nos Emirados Árabes Unidos e em toda a região”, afirmou.

No início deste ano, a Emirates e a Shell assinaram um pré-acordo para explorar áreas de colaboração e promover viagens sustentáveis e experiências de viagem baseadas na tecnologia. Juntas, a Emirates e a Shell vão analisar mecanismos para reduzir as emissões deemira viagens e atender aos requisitos de viagens de negócios da Shell. Além disso, a companhia aérea está usando a plataforma Avelia para permitir o acompanhamento transparente dos benefícios ambientais do SAF para os seus clientes. Também vão explorar formas de melhorar a experiência de viagem oferecendo produtos personalizados relevantes para os atuais viajantes corporativos usando novas tecnologias, incluindo o padrão New Distribution Capabilities (NDC). O desenvolvimento destas novas opções pela Emirates fornece à Shell a oportunidade de ser uma das primeiras a adotar esta tecnologia. A Emirates operou o primeiro voo de demonstração com SAF 100% da região em janeiro. A companhia aérea tem defendido ativamente o fortalecimento das pesquisas para aumentar a compreensão do setor sobre o uso de SAF em proporções maiores, seu desempenho, segurança e confiabilidade, apoiando a padronização e a futura certificação do SAF 100%, que atualmente ainda não está aprovado para uso comercial regular. A companhia aérea começou a usar o SAF em 2017 em um voo que partiu de Chicago e, desde então, voos de Estocolmo, Paris, Lyon e Oslo também utilizaram SAF misturado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of