UMA EXPLOSÃO SEGUIDA DE INCÊNDIO DESTRUIU QUASE TODA RESERVA DE PETRÓLEO DA GUINÉ E DEIXARÁ O PAÍS ÀS ESCURAS POR UM BOM TEMPO | Petronotícias




faixa - nao remover

UMA EXPLOSÃO SEGUIDA DE INCÊNDIO DESTRUIU QUASE TODA RESERVA DE PETRÓLEO DA GUINÉ E DEIXARÁ O PAÍS ÀS ESCURAS POR UM BOM TEMPO

explosaoA Guiné está vivendo um drama seríssimo. O governo alertou que a população deveria se preparar para cortes de energia, enquanto o país enfrenta as consequências de uma explosão terrível em um terminal de petróleo na capital Conacri, que destruiu tanques de combustível e forçou centenas de pessoas a fugir de suas casas danificadas. Quatorze pessoas morreram e 190 ficaram feridas na explosão no principal terminal petrolífero do país da África Ocidental, que abalou o distrito de Kaloum, no centro de Conacri. O governo disse que 13 tanques de armazenamento de combustível estavam fora de serviço, enquanto cinco tanques não foram afetados. “O governo informa a população que devido à destruição dos estoques de combustível, o fornecimento de eletricidade pode ser potencialmente afetado por cortes”, disse em um  comunicado, acrescentando que o incêndio estava sob controle. A maioria das centrais elétricas da Guiné, especialmente as que abastecem a capital, funciona com gasóleo.

Uma alta coluna de fumaça preta ainda subia no céu acima do terminal e filas de carros e motos de horas de duração se formaram em postos de gasolina e obstruíram as ruas de Conacri. O governo já havia ordenado que muitos fechassem para conter as compras em pânico. O preço da gasolina no mercado negro subiu 150%, para 30 mil francos guinenses (3,50 dólares) por litro, em comparação com o preço na bomba de 12 mil francos. A extensão das consequências da explosão ainda não está clara. As operações de mineração serão afetadas no segundo maior produtor mundial de bauxita. A Guiné não é produtora de petróleo e depende da importação de produtos refinados, que são armazenados no terminal de Kaloum e distribuídos por todo o país através de caminhões tanques.

Moradores de bairros próximos ao depósito descreveram seu pânico quando a onda de choque atingiu o ar, quebrando janelas no meio da noite. O medo de novas explosões ou o risco de permanecerem em edifícios danificados levou centenas de pessoas a procurar segurança  em outros locais da cidade. Alguns retornaram cautelosamente para avaliar os danos e resgatar alguns pertences.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of