UMA NOVA REFINARIA SOMENTE PARA DIESEL VERDE COMEÇARÁ A SER CONSTRUÍDA NA ZONA FRANCA DE MANAUS | Petronotícias




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UMA NOVA REFINARIA SOMENTE PARA DIESEL VERDE COMEÇARÁ A SER CONSTRUÍDA NA ZONA FRANCA DE MANAUS

wilsonUma nova refinaria vai nascer no coração da Amazônia, na zona franca de Manaus. Mas só vai produzir diesel verde, também conhecido como HVO (óleo vegetal hidrotratado – Hydrotreated Vegetable Oil). Será a  primeira refinaria verde a ser implantada no Brasil para produção de HVO. A primeira fase do projeto está prevista para entrar em operação em janeiro de 2025 e contará com investimentos industriais a serem realizados pela BBF da ordem de R$ 1,8 bilhão. E já nasce com negócio feito. A Vibra e a Brasil BioFuels (BBF) anunciaram um contrato de compra e venda de diesel verde. O principal objetivo dessa união é potencializar a descarbonização da economia e ampliar o desenvolvimento da Região Amazônica, de acordo com os objetivos da Vibra de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis.

A futura refinaria terá capacidade de produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano e encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a Região

combustivelNorte do país, podendo ainda direcionar o produto para outras regiões e até para exportação. A Vibra atuará como offtaker exclusivo da produção e se valerá da sua robusta infraestrutura, capilaridade de distribuição e força comercial para oferecer o produto aos seus clientes que estão em busca de soluções sustentáveis. A implantação da refinaria verde pela BBF segue o plano de verticalização agrícola da empresa, operando desde o plantio da palma em áreas degradadas, passando pela produção do óleo vegetal e chegando até a manufatura do biocombustível. Até 2026, mais de 120 mil hectares de palma serão plantados nas regiões delimitadas no Zoneamento Agroecológico da palma, garantindo matéria-prima para o projeto.

Wilson Ferreira Jr. (foto principal), CEO da Vibra, disse que “Estamos muito felizes com essa parceria e com o simbolismo do projeto ser na Região Amazônica. Além de estar totalmente alinhada à agenda ESG da Vibra, ela reforça nosso posicionamento como a melhor alternativa para apoiar a transição energética dos nossos clientes. Vamos juntos desenvolver o mercado de diesel renovável no BBFBrasil e contribuir ainda mais para a descarbonização da nossa matriz energética.”

Para Milton Steagall(foto a esquerda), CEO da BBF, “Esse Projeto é a concretização de um sonho desde quando registrei o Contrato Social da BBF em março de 2008. Juntos iremos substituir o diesel fóssil na Região Amazônica.”.

Já para Marcelo Bragança, Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, “Com esta parceria, a Vibra e a Brasil BioFuels ampliam sua escala de atuação em um dos maiores mercados de biocombustíveis do mundo. É uma sinergia de negócios que permite as empresas explorarem ao máximo suas principais aptidões. A BBF se consolida como principal produtor de biocombustível na Região Norte e a Vibra realizando de forma eficiente a logística e a comercialização do diesel verde no mercado.”

O HVO, mais conhecido como diesel verde ou diesel renovável, é produzido por meio do processamento de matéria prima renovável, como palma, soja etc. Ao contrário do biodiesel, o diesel verde permite a mistura com outras matérias-primas no processo de produção. Óleo vegetal ou gorduras animais são as mais utilizadas. Portanto, o diesel verde se apresenta como uma das alternativas mais promissoras para a transição energética. Já utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos, o diesel verde faz parte da segunda geração de biocombustíveis. O produto é resultado de aprimoramentos tecnológicos para acompanhar as inovações veiculares, que requerem um combustível de melhor qualidade,produção com alta estabilidade e teores mínimos de contaminantes. O diesel verde já é o terceiro biocombustível mais usado no mundo e aquele também cuja produção mais cresce.

A principal vantagem do diesel verde é sua eficiência para solucionar o desafio de diminuir as  emissões de gases poluentes, uma vez que reduz até 90% das emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel fóssil. Adicionalmente, não se faz necessária qualquer adaptação nos motores diesel para seu consumo, podendo ser utilizado puro ou misturado ao diesel fóssil. Trata-se de um produto praticamente isento de contaminantes, com elevada estabilidade, o que garante menos problemas no armazenamento e uso em motores diesel, aumentando a vida útil dos veículos e qualidade da combustão no motor.

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