faixa - nao remover

UNIÃO EUROPEIA ANUNCIA INVESTIMENTO DE 3,6 BILHÕES DE EUROS EM TECNOLOGIAS LIMPAS, INCLUINDO PROJETOS DE GERAÇÃO A PARTIR DAS ONDAS MARÍTIMAS

GettyImages-1425936300-scaledO Fundo de Inovação da União Europeia está realizando um mega investimento de 3,6 bilhões de euros em tecnologia limpa. No movimento mais recente dessa iniciativa, a Comissão Europeia repassará parte desse montante para apoiar dois grandes projetos de energia oceânica – liderados pelas empresas Floating Power Plant e Simply Blue Group. Com foco no Plano REPowerEU e eliminando gradualmente as importações europeias de combustíveis fósseis russos, os projetos financiados pelo Fundo de Inovação abrangem uma ampla gama de indústrias, como cimento, aço, biocombustíveis avançados, combustíveis de aviação sustentáveis, energia eólica e solar e hidrogênio renovável e seus derivados.

O financiamento contribuirá para a descarbonização de setores significativos da economia europeia, em particular aqueles que são difíceis de descarbonizar. Ao todo, um grupo de 41 projetos foi selecionado na terceira chamada de projetos de grande porte, abrangendo quatro temas: descarbonização geral; eletrificação da indústria e hidrogênio, fabricação de tecnologia limpa e pilotos de médio porte.

Danish-company-opts-for-sustainable-steel-for-its-floating-renewable-energy-platformsOs dois projetos de energia oceânica, desenvolvidos pela empresa dinamarquesa Floating Power Plant e pela irlandesa Simply Blue Group, foram selecionados no tópico ‘pilotos de médio porte’, que apoiaram nove projetos com um total de 250 milhões de euros. “Com investimentos em soluções inovadoras como essas, cumprimos as metas de transição verde da Europa, apoiamos nossa indústria e trazemos segurança energética, segurança e prosperidade para as gerações futuras. Como colocamos um preço nas emissões de carbono, a Europa está obtendo o poder de fogo financeiro adicional que permite esses investimentos transformadores”, afirmou o vice-presidente executivo do European Green Deal, Frans Timmermans.

A primeira iniciativa apoiada é chamada de Seaworthy (foto à direita). Trata-se de um projeto de protótipo de tamanho médio da Floating Power Plant com o objetivo de demonstrar o fornecimento de energia renovável despachável por meio da integração inteligente de conversores de energia das ondas, uma turbina eólica e um sistema completo de hidrogênio (eletrolisador, armazenamento e células de combustível) em uma única plataforma semissubmersível. O objetivo do demonstrador, a ser testado na Espanha, é avançar a tecnologia proprietária PNS-P2X de TRL6 para TRL8, construindo, testando e operando protótipo em uma escala considerada representativa adequada para validação de aplicações em escala comercial.

CorPower-Ocean-resumes-C4-wave-energy-device-deployment-programO segundo empreendimento, batizado de Saoirse (foto à esquerda), será o primeiro projeto de demonstração e teste de conversão de energia das ondas em grande escala na Irlanda. Desenvolvido pela empresa Simply Blue Group, ele terá como objetivo provar a viabilidade da tecnologia de conversão de energia das ondas por meio de implantação de longo prazo nas duras condições energéticas do Atlântico Norte.

Espera-se que o projeto Saoirse mostre que a tecnologia de energia das ondas está finalmente atingindo a maturidade e permita que a Irlanda seja a pioneira nesse novo espaço de geração de energia limpa. De acordo com as informações da Simply Blue Energy, o projeto Saoirse ficará localizado na costa oeste de Clare e consistirá em uma matriz de conversão de energia das ondas de 5 MW, a cerca de 4 quilômetros da costa. Uma empresa sueca de energia das ondas, CorPower Ocean, é responsável por fornecer o elemento de energia das ondas como fornecedor e parceiro da Simply Blue Energy.

Os projetos selecionados foram avaliados por especialistas independentes em cinco critérios de premiação: capacidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com tecnologias tradicionais, nível de inovação, maturidade operacional, financeira e técnica, escalabilidade e custo-benefício.

Além dos 41 projetos selecionados para financiamento hoje, outras tecnologias consideradas promissoras, mas com maturidade insuficiente, receberão assistência ao desenvolvimento de projetos do Banco Europeu de Investimento e serão anunciadas no quarto trimestre de 2023. No final do ano, a Comissão lançará o próximo convite à apresentação de propostas para projetos de grande envergadura no âmbito do Fundo de Inovação, com um orçamento acrescido de 4 bilhões de euros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of