faixa - nao remover

UNICOBA QUER LEVAR PROJETO DE ENERGIA SOLAR PARA QUATRO MIL FAMÍLIAS DA AMAZÔNIA

unicoba 1Um projeto da empresa UNICOBA e outras companhias parceiras quer levar a energia solar para quatro mil famílias da Amazônia, dentro do Projeto “Mais Luz para a Amazônia”. O objetivo é instalar uma solução de geração solar nas residências de ribeirinhos para garantir o fornecimento de energia durante 24 horas por dia. As placas solares fazem a captação para o carregamento das baterias para que à noite elas supram a necessidade de carga da residência. O processo de instalação já se iniciou utilizando as baterias fabricadas pela UNICOBA na fábrica em Manaus. “Quando se tem energia é possível fazer uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Energia é habilitadora para dignidade de vida e abre novas portas para a economia local, que pode planejar e expandir novos negócios como bioeconomia e turismo na região”, disse o Diretor Comercial da UNICOBA, Marcelo Rodrigues.

A empresa diz que, segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia, cerca de 425 mil famílias ainda não têm acesso à energia elétrica, e essa ainda é a situação queunicoba vivem milhares de famílias localizadas na calha do Rio Purus, na bacia Amazônica. A calha do Rio Purus tem quase 3.800 quilômetros que vai próximo a Manaus até a Boca do Acre, que será uma das comunidades atendidas. O desafio da UNICOBA é a universalização de sistemas de energia, levar energia a regiões remotas da Amazônia, uma responsabilidade da distribuidora de energia que está na área da Amazônia Legal, compreende Amazonas Energia, Equatorial e Energisa. Especificamente no Amazonas, será levada a chamada energia 4D (Descarbonizada, Descentralizada, Diversificada e Digital).

Essa solução, além de efetiva, é também menos poluente, pois substitui o antigo gerador da comunidade, movido a diesel, poluente ao ar da região. A utilização de baterias de lítio também se resume em mais uma vantagem para o ambiente, pois são menos poluentes e tem maior durabilidade e segurança que aquelas de chumbo, também utilizadas nesse tipo de instalação. Com esse sendo um dos maiores projetos de sistemas isolados para residências, a empresa vê a possibilidade de criação de sistemas semelhantes em outras comunidades da região. “Com essa tecnologia, queremos mostrar que a energia solar pode ser a principal fonte sustentável de uma comunidade. É uma energia mais democratizada e digital”, explicou Marcelo Rodrigues. A UNICOBA está presente há 49 anos no mercado, desenvolvendo soluções de armazenamento de energia, combinando a sua experiência em manufatura de eletrônicos e a sua operação. Ela é fornecedora de baterias estacionárias e baterias portáteis para celulares e laptops. A sede é em São Paulo, mas possui plantas industriais, localizadas em Manaus-AM e Extrema-MG, e parceria comercial com dois escritórios na Ásia (Seul e Shenzhen).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of