UNIPAR COMEMORA 55 ANOS DE OPERAÇÕES COM UM OLHAR MAIS FORTE PARA A SUSTENTABILIDADE E O SOCIAL | Petronotícias




faixa - nao remover

UNIPAR COMEMORA 55 ANOS DE OPERAÇÕES COM UM OLHAR MAIS FORTE PARA A SUSTENTABILIDADE E O SOCIAL

rodrigoNão é comum uma empresa no Brasil completar 50 anos. São poucas. Por isso a  Unipar fecha o mês maio  comemorando 55 anos de operações. Em mais de cinco décadas de atuação, a companhia se consolidou como um importante ator do setor químico e petroquímico, o que reforça a companhia como uma empresa sólida e duradoura. Com o propósito de ser confiável em todas as relações, a empresa se mantém comprometida com sua estratégia e visão de futuro focada em projetos que gerem valor para a companhia. Ela é responsável  pela produção de cloro, soda, PVC, hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, dicloroetano e o monocloreto de vinila, esses dois últimos utilizados exclusivamente na fabricação do PVC. Os produtos da Unipar são insumos para diversos segmentos, como as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas, remédios, construção civil e tratamento de água, dentre outros.

De origem brasileira, a Unipar foi constituída em 1969 e, desde então, vem se consolidando como um dos principais grupos privados responsáveis pela instalação eunipar fabrica expansão da indústria petroquímica no país. Com mais de 1.400 colaboradores diretos divididos nas três unidades produtivas, localizadas estrategicamente em Cubatão, Santo André, ambas em São Paulo, e Baía Blanca, na Argentina, a companhia está preparada para atender à demanda do Brasil e de outros países. Além disso, está em construção a nova fábrica da companhia, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, será entregue até o final deste ano.  A Unipar vem uniatuando de forma sustentável em todas as dimensões: interna, sociedade e comunidade, clientes, investidores e instituições e fornecedores. E para concretizar esse discurso, a companhia em 2021 estruturou seu planejamento com uma visão de futuro calcada em um elemento que sempre esteve presente em sua cultura: a sustentabilidade. Com isso, a empresa definiu seus cinco pilares estratégicos, para definição de alocação de recursos e investimentos: Sustentabildiade; Crescimento Sustentável; Excelência Operacional; Competitividade; Equipe e Cultura.

Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar, disse que “Assumir a presidência de uma companhia no ano em que ela completa 55 anos é muito gratificante e reforça o quão sólida e longeva é a Unipar. Tenho como missão manter a empresa comprometida com sua estratégia e visão de futuro com foco em projetos estruturantes euni 2 que gerem valor para a companha. Tudo isso mantendo o propósito de ser confiável em todas as relações da empresa.” Visando contribuir com a redução de emissões e da pegada de carbono, a Unipar tem concentrado boa parte dos seus esforços no aumento contínuo da capacidade de autoprodução de energia, visando ampliar a eficiência energética, melhorar a competitividade e reduzir custos operacionais. Para isso, a empresa conta com a participação em três empreendimentos para a geração própria de energia limpa: Complexo Eólico de Tucano (BA), Complexo Eólico Cajuína (RN) e Lar do Sol (MG). Os projetos foram desenvolvidos para suprir a demanda de energia das unidades de Cubatão e Santo André, ambas em São Paulo.

UNIPARAinda dentro do pilar de crescimento sustentável, temos como destaque o plano de expansão da fábrica de Santo André. O projeto que recebeu investimentos de R$ 100 milhões, contempla a modernização do equipamento de eletrolise que consome 18% menos energia e a instalação de um forno que reduz as emissões de 2 mil toneladas de CO2 por ano, e em 60% o consumo de água de resfriamento em relação aos fornos convencionais, que não produzem vapor. A companhia também iniciou a modernização tecnológica da fábrica de Cubatão, com a implementação da tecnologia de membrana, que é a mais moderna, sustentável e eficiente do mercado para a produção de cloro e soda. Com aporte de mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento da história da Unipar, o projeto terá a maior operação de membrana na América do Sul, com redução de 70mil toneladas na emissão de CO2 por ano e ganhos de eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade.  Em meadosunipar vento dos anos 80, no momento em que o setor industrial tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a Unipar inovou e criou o Fábrica Aberta para mostrar que era possível produzir em harmonia com o meio ambiente. Inaugurado em 1985, na unidade de Cubatão (SP), a iniciativa foi estendida em 2018 para as unidades de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina). Desde a sua abertura, mais de 128 mil pessoas fizeram a visita guiada, somando as três unidades da companhia. Pioneiro no que se refere ao turismo industrial, atualmente o programa é referência para outras empresas.

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of