faixa - nao remover

UNIPAR FEZ OFERTA PARA COMPRAR O CONTROLE DA BRASKEM, DE OLHO EM FATIA DO SETOR PETROQUÍMICO

Mauricio-Russomanno_CEO-Unipar-SITEO grupo Unipar anunciou que está evoluindo em tratativas com a Novonor (antiga Odebrecht) sobre uma potencial operação envolvendo o controle da Braskem. A proposta contempla o pagamento parcial dos bancos credores da antiga Odebrecht, bem como novas condições para o saldo da dívida remanescente, e a possibilidade de a Novonor continuar com uma participação minoritária indireta na Braskem. O objetivo da Unipar com a oferta é ampliar sua participação no setor petroquímico brasileiro.

A proposta da Unipar avalia a ação da Braskem em R$ 36,5 – o que representaria um prêmio de 42,5% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira (9), de R$ 25,61. A oferta define que a Unipar passaria a deter 34,366% (representativas do controle da Braskem) do total de ações de emissão da Braskem (ex-tesouraria). Já a Novonor permaneceria com uma participação minoritária, representativa indiretamente de 4% do total de ações de emissão da Braskem.

A Unipar disse que lançará uma oferta pública de aquisição de ações por alienação de controle da Braskem para a aquisição de ações ordinárias e das ações preferenciais classe A e classe B de titularidade dos acionistas minoritários da Braskem e uma tender offer para aquisição de até a totalidade das ações preferenciais classe A representadas por ADRs e listadas na Bolsa de Nova York.

Unipar, Antonio Campos RabelloNo momento adequado, a Companhia negociará com a Petrobrás sua participação nos termos da Operação, de forma satisfatória a todas as partes envolvidas, que poderá eventualmente incluir a renegociação do atual Acordo de Acionistas, dentre outros aspectos relevantes, para sua adequação à nova estrutura de capital da Braskem”, escreveu o diretor financeiro da Unipar, Marco Campos Rabello (foto à direita), em fato relevante divulgado ao mercado. Atualmente, a Novonor possui 38,3% da ações totais e 50,1% das ações ordinárias da Braskem, enquanto a Petrobrás tem 36,1% das ações totais e 47,0% das ações ordinárias.

A Unipar tem sido consistente na sua trajetória de crescimento sustentável. Temos a ambição de dobrar novamente de tamanho nos próximos 10 anos e estruturamos a nossa estratégia em 5 pilares: crescimento sustentável, excelência operacional, competitividade, equipe e cultura e sustentabilidade”, explica o CEO da Unipar, Mauricio Russomanno (foto principal). Segundo o executivo, a Unipar tem priorizado o crescimento sustentável em três frentes: expansão do core em novas geografias; entrada em negócios adjacentes; e fusões e aquisições em negócios industriais e de capital intensivo.

A proposta de aquisição da Braskem está consistente e aderente com o direcionamento estratégico comunicado ao mercado. A Unipar tem expertise operacional no setor químico e petroquímico e um profundo conhecimento em parte dos ativos e tecnologias da Braskem, os quais operou no passado. Assim, asseguraremos a excelência na gestão, operação e desenvolvimento dos ativos desse porte e complexidade, mantendo a agenda de sustentabilidade que tem direcionado todas as nossas ações”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of