USINA DE BIOGÁS É INAUGURADA EM SANTA CATARINA
Foi inaugurada na última segunda-feira (8), a usina de biogás do município de Pomerode, em Santa Catarina, a primeira do gênero no estado. A produção será a partir do aproveitamento dos gases gerados pelos dejetos de animais de uma granja de suínos da cidade. Segundo a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), a unidade deverá produzir cerca de 2,5 mil metros cúbicos de biometano por dia.
Após a coleta, o gás deve passar por um novo processo para adequação da composição química ao padrão do biometano. O gerente de Tecnologia da SCGÁS, Ricardo Konishi, disse que o biogás catarinense já deve entrar no mercado com consumidores em potencial. “Clientes do setor industrial cerâmico e postos de GNV já sinalizaram interesse em consumir, mas a venda do insumo será iniciada somente a partir da publicação do Marco Regulatório do Biogás no Brasil pela ANP”, explicou.
A aprovação do Marco Regulatório que definirá as normas e os procedimentos para produção, transporte, comercialização e uso dos gases renováveis deve ocorrer em dezembro deste ano.
Deixe seu comentário