USINA DE ITAIPU BATERÁ RECORDE DE PRODUÇÃO PARA MÊS DE JANEIRO
Um recorde iminente. A Usina Binacional de Itaipu deve superar nos próximos dias o seu recorde de 8,74 milhões de MWh produzidos em janeiro de 2017. Até o início da manhã de ontem (28), a hidrelétrica já havia gerado 8,4 milhões de MWh ao longo deste mês. Conforme antecipado pelo diretor geral brasileiro da unidade, Luiz Fernando Leone Vianna, em entrevista, os primeiros 15 dias do ano foram bastante proveitosos. “Se conseguirmos manter esse ritmo e a favorabilidade dos fatores, com certeza vamos conseguir ultrapassar os 100 milhões de MWh [até o final do ano]”, afirmou o executivo.
Neste final de semana, a Usina de Itaipu abriu simultaneamente todas as 14 comportas das três calhas do vertedouro. Neste período, o vertimento médio foi de 7.500 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), o equivalente a cinco vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. A cena chamou até mesmo a atenção de turistas – alguns deles até puderam registrar o espetáculo das águas. A abertura simultânea das três calhas é rara, mas aconteceu pela segunda vez em menos de 15 dias – a primeira foi no dia 14 deste mês -, comprovando como janeiro tem sido produtivo na hidrelétrica.
O feito é resultado das chuvas intensas ocorrem em toda a Bacia do Rio Paraná desde o fim de dezembro. Itaipu está vertendo de forma intermitente desde então. O vertedouro é uma estrutura usada para escoar o excedente de água do reservatório. A última abertura simultânea das três calhas havia ocorrido há um ano e sete meses, em junho de 2016.
Deixe seu comentário