USINA DE ITAIPU BATE NOVO RECORDE DE PRODUTIVIDADE EM 2021
A hidrelétrica de Itaipu bateu um novo recorde de produtividade em 2021. Este foi o terceiro ano consecutivo em que a empresa alcançou o feito. A usina fechará o ano com a marca de 1,098 megawatt produzido a cada metro cúbico por segundo de água (MWméd/m³/s). O valor é superior à maior marca registrada até então, em 2020, quando a produtividade foi de 1,087 MWméd/m³/s.
“Em mais um ano seco, fazer mais com menos foi crucial. A equipe binacional de excelência e a tecnologia customizada ao negócio são nossas melhores ferramentas para atingirmos esses objetivos”, afirmou o diretor-técnico executivo da Itaipu, Celso Torino (foto). “Itaipu está operando com eficiência máxima, mesmo com um ano de seca histórica”, acrescentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.
A produtividade é um índice calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e a vazão turbinada (o volume de água que passou pelas unidades geradoras, medido em metros cúbicos por segundo). É diferente da produção, que significa a quantidade absoluta de energia gerada em um determinado período de tempo.
Segundo Torino, o novo recorde foi alcançado por conta de uma série de fatores, como a orientação da diretoria binacional da Itaipu para otimizar a produção de energia e a gestão dos recursos nesses anos de baixas afluências. “Isso tudo resultou na transformação em energia de cada gota de água que entrou no reservatório”, concluiu.
Deixe seu comentário